Veja quais alimentos ajudam na longevidade da pele do rosto
Nutricionista separou uma lista de alimentos que trazem mais beleza e saúde a esta região do corpo
Você sabe qual a parte do corpo é a primeira a sofrer a influência do que você come? O seu rosto. De acordo com a nutricionista Carla Faedo, a alimentação está diretamente ligada à saúde dos tecidos do corpo, e no rosto é onde podemos notar essa influência mais efetivamente. Por isso, a profissional separou uma lista do que não pode faltar no cardápio de quem quer ter uma pele mais saudável.
Coloridos
Carla explica que o primeiro cuidado que se deve ter ao preparar uma refeição é o número de cores que compõem o prato – três no mínimo. “Quanto mais variada, equilibrada e colorida for nossa escolha alimentar, maior a variedade de vitaminas e minerais que estamos consumindo e, consequentemente, maior a "mãozinha" que daremos à nossa saúde e beleza”, afirma.
Vermelhos, rosas e roxos
A profissional explica que os alimentos vermelhos, rosas e roxos, por exemplo, têm licopeno, que é um super antioxidante. “A oxidação é o envelhecimento, por isso consumi-los é tão importante. Dentro dessa lista de cores temos a uva, morango, melancia, tomate e repolho roxo”, cita.
Alaranjados
Já os alimentos alaranjados, segundo Carla, têm outro componente, chamado betacaroteno. “Ele é outro potente antioxidante, que protege as células do envelhecimento”. Conforme ela, laranja, mamão, melão e abóbora, por exemplo, também contêm vitamina C. “E ela (vitamina C) favorece a produção de colágeno, que mantém a pele com elasticidade”.
Peixes
Carla também coloca na lista peixes como o atum, salmão e sardinha. Além deles, a linhaça e o abacate, pois são amigos da pele por conter omega 3, um anti inflamatório. “Quase todos os problemas de pele são originados de algum tipo de inflamação, a acne por exemplo. Então esses amiguinhos do omega 3 ajudam a manter a pele bonita”, garante a profissional.
Amêndoas
Também são importantes as amêndoas, nozes, castanhas e macadâmias que têm gordura boa para pele, conforme a nutricionista. “Elas contêm vitamina E, que ajuda na cicatrização e no reparo do tecido, evitando e curando imperfeiçoes e nossos pequenos vacilos”, fala.