Refrescante mojito foi "divulgado" por Hemingway
O clima é quente e úmido. As ruas estreitas de calçamento irregular obrigam os olhos a se desviarem das fachadas antigas e raramente bem conservadas. Enquanto o sol continua a castigar, é possível avistar o número 207 da Empedrado, em Havana Velha, Cuba. O endereço é da famosa La Bodeguita del Medio, onde a pedida não poderia ser outra: "Um mojito, por favor!"
Por alguns minutos, o calor dá lugar ao frescor do limão e do hortelã. Agora, revigorado, é possível destinguir o cheiro do mar em meio à lufada de vento quente que persiste, como pretexto para mais um mojito.
As histórias sobre a origem desse refrescante coquetel são muitas. Seu surgimento é atribuído a diferentes personagens. A primeira referência data do século 16 e aponta como seu criador o almirante britânico, Sir Francis Drake, que utilizava Cuba como porto. Ele teria preparado uma bebida à base de rum, limão, hortelã e açúcar de cana, para usar como medicação contra alguns males que atingiam a tripulação.
Ainda há quem afirme que foi Richard Drake, sobrinho do almirante, que inventou uma bebida com esses ingredientes, batizada de El Dragon, para homenagear o tio. Outras fontes ainda garantem que o mojito surgiu mesmo no século 19, pelas mãos dos mercadores de escravos cubanos que já apreciavam a bebida gelada.
Pode-se estranhar o fato da bebida ser servida gelada nessa época, uma vez que gelo em águas tropicais não deveria ser fácil de se encontrar. De fato, o primeiro refrigerador foi patenteado nos Estados Unidos em 1851. Até então, conseguir gelo dependia da natureza e da capacidade do homem de construir câmaras com isolação térmica para conservá-lo durante meses.Por outro lado, os mercadores de escravos estariam entre os poucos que possuíam recursos financeiros e embarcações para garantir seu suprimento de gelo.
Mais recentemente, na primeira metade do século 20, nos anos 40, são bem conhecidas as estórias que envolvem o escritor Ernest Hemingway e La Bodeguita del Medio, bar que prepararia, nas palavras de Hemingway, segundo reza a lenda, "o melhor mojito de Cuba".
Hoje, mundialmente conhecida, a bebida passou a integrar a lista oficial da Intenational Bartenders Association (IBA), na categoria de coquetéis populares, conforme a receita a seguir:
Ingredientes:
4 cl de rum branco
3 cl de sumo de limão
3 ramos de folhas de hortelã
2 colheres de chá de açucar
Club soda
Modo de preparo:
Em um copo longo, macere as folhas de hortelã com o açúcar e o limão. Adicione o rum e complete com club soda. Decore com hortelã. Servir com canudo.
A receita da IBA não inclui o gelo entre os ingredientes ou forma de preparo, mas a imagem que ilustra a receita mostra gelo no copo. Já a receita no site de La Bodeguita del Medio (labodeguitadelmedio.com.mx), não deixa dúvidas. O gelo está lá!