Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peles masculina e feminina merecem cuidado diferente

5 mar 2012 - 11h50
Compartilhar

Existem diferenças sutis, mas, marcantes, entre a pele feminina e a masculina. Conhecê-las é fundamental para praticar os cuidados certos garantindo o aspecto belo e jovial. A principal diferença é o quesito oleosidade. Sim, isso muda da pele delas para a deles. Por isso, nada de compartilhar produtos. Entenda, respeite e tire vantagens das diferenças.

Cuidar da pele deve ser um hábito para homens e mulheres
Cuidar da pele deve ser um hábito para homens e mulheres
Foto: Shutterstock / Terra


Mulheres sofrem menos com a acne. Isso porque, após a adolescência, a pele feminina, em geral, produz menos sebo e tem glândulas sebáceas menores, o que reduz a produção de oleosidade ao longo da vida, principalmente durante a menopausa. Contudo, por ser mais seca que a masculina, os efeitos do tempo se mostram mais precocemente e são mais pronunciados com o decorrer da idade.



A pele da mulher tem as mesmas camadas (epiderme, derme e hipoderme) que a dos homens. O que difere são as proporções destas camadas em cada região do corpo. A derme feminina é mais delgada do que a masculina, o que, de novo, contribui para o envelhecimento mais acelerado. Assim, a pele feminina é muito mais propensa a desenvolver rugas em locais como ao redor da boca.



A pele masculina, por sua vez, devido às diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos do que a feminina. Além disso, por causa da ação da testosterona e por conta dos músculos mais resistentes, o homem envelhece mais tarde do que a mulher. "Em compensação, quando as rugas resolvem aparecer, são mais profundas do que as femininas", explica Bruna de Queiroz, consultora técnica e farmacêutica da Fagron Deg.



Cuidados especiais

Em geral, tanto a pele feminina quanto para a masculina são classificadas em: normal, oleosa, seca, mista e sensível. Além dos cuidados específicos para cada tipo de pele, vale seguir à risca dicas observando o que prejudica mais a pele dos homens e das mulheres. Veja a seguir:



Para elas

- Hidratação deve ser uma preocupação constante das mulheres que têm a pele mais seca;


- Proteger-se do sol com frequência é fundamental, já que as mulheres sofrem mais com o envelhecimento da pele;


- Procure hidratar áreas como ao redor dos lábios, mãos, colo e pescoço, mais sujeitos aos efeitos da idade.



Para eles

- Procure limpar diariamente a pele com produtos que removam as células mortas e o excesso de gordura, já que a pele é mais oleosa;


- Evite sabonetes comuns, dê preferência aos líquidos que tenham ação terapêutica;


- Escolha produtos que controlem a oleosidade e reduzam a tendência à acne;


- Como a pele do homem normalmente é mais grossa, faça esfoliações periodicamente com ingredientes que não a agridam.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra