Benefícios do abacate: emagrece, gera hipertrofia e mais
Mais uma fruta que é conhecida pelo seu lado "completo"
O abacate conquistou os corações e paladares ao redor do mundo, ou seja, foi aclamado como uma das frutas mais nutritivas e versáteis disponíveis. Dessa forma, o nutrólogo Dr. Ronan Araujo vai detalhar os potenciais do consumo de abacate.
Saiba os potenciais do consumo de abacate
Gorduras monoinsaturadas
"Predominantemente ácido oleico, essas gorduras são benéficas para a saúde do coração e ajudam a reduzir o colesterol "ruim" LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) enquanto aumentam o bom HDL (Lipoproteínas de alta densidade)", relatou.
Vitaminas
"É rico em vitaminas K, E, C, e do complexo B, como B5, B6 e folato, contribui para a saúde do sistema imunológico, pele, olhos e metabolismo energético", disse.
Minerais
"Contém potássio, magnésio e ferro, que são essenciais para a manutenção da pressão arterial, função muscular e saúde do sangue", garantiu.
Fibra
"Contém cerca de 7g por fruta, promove uma digestão saudável, ajuda no controle do açúcar no sangue e proporciona uma sensação de saciedade", resumiu.
Antioxidantes
"Luteína e zeaxantina são importantes para a saúde ocular e protegem contra a degeneração macular relacionada à idade", confirmou.
Todos podem comer abacate?
Pessoas podem ter alergia ao abacate, e, especialmente, aquelas com alergia ao látex. Sintomas podem incluir urticária, inchaço e dificuldade respiratória. Quem consome medicamentos anticoagulantes devem monitorar a ingestão de vitamina K.
"Como médico nutrólogo, recomendo incorporar o abacate à sua dieta de forma equilibrada, aproveitando ao máximo seus benefícios enquanto se mantém atento às necessidades individuais e possíveis reações adversas. Afinal, a chave para uma alimentação saudável é a variedade e a moderação", encerrou Ronan Araújo.