Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Benefícios do Kiwi: como a fruta pode potencializar o treino

É mais uma fruta que não apresenta risco para maioria das pessoas

28 jul 2023 - 08h02
(atualizado às 23h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O kiwi surgiu no sudoeste da China e ganhou popularidade na Nova Zelândia e chegou ao Brasil somente no ano de 1971 graças ao IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Além desses dados históricos, kiwi é indicado para quem treina e a nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca Débora Palos vai explicar os benefícios em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Kiwi é indicado para quem treina - Shutterstock
Kiwi é indicado para quem treina - Shutterstock
Foto: Sport Life

Saiba o porquê que o kiwi é indicado para quem treina

"O kiwi é uma ótima opção para atletas. Melhora a qualidade do sono devido à combinação de antioxidantes, potássio e serotonina, que está relacionado a melhor performance do treino e sua composição de vitaminas e carboidratos ajuda a dar energia para os treinos. Seu conteúdo antioxidante ajuda no combate de radicais livres, comuns em treinos extenuantes e melhorando sua recuperação. Além disso, ajuda a evitar cãibras por possuir magnésio", enfatizou Débora.

Dessa maneira, fica claro a compreensão do consumo de kiwi tanto para um atleta amador quanto para um profissional. Se vale a pena ingerir essa fruta antes ou depois do treino, varia conforme as metas de um competidor.

"Depende do benefício que se espera. Consumindo antes do treino pode-se obter energia para uma melhor performance. Se for consumido após, obtém as vitaminas e minerais, como o potássio e magnésio, que são úteis para uma recuperação melhor e mais rápida", detalhou Palos.

As demais vantagens do consumo de kiwi

O baixo teor calórico, riqueza em vitamina C, magnésio, fibras solúveis e potássio, fixação do cálcio, potencialização da absorção do ferro, acréscimo da defesa do organismo e melhora constipação intestinal são outras vantagens "famosas" do kiwi.

"Tem alta carga de antioxidantes, ou seja, substâncias que combatem danos e envelhecimento precoce das células. Ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, ajuda a reduzir os níveis de pressão e melhorar o perfil lipídico. Esses compostos antioxidantes melhoram a função endotelial e regulam genes associados ao estresse oxidativo", complementou a nutricionista.

O que se recomenda é buscar a orientação de um especialista para que essa fruta não traga nenhum malefício para saúde. O motivo é porque não prevalece um consenso da quantidade de kiwi a ser consumida diariamente.

"O indicado é consumir uma unidade da fruta por dia ou três vezes na semana e alternando com outras frutas. Porém, já existem estudos que comprovam a relação da redução da pressão arterial com o consumo de três unidades da fruta por dia. Por isso, sempre precisa orientação de um profissional para adequar as quantidades para cada indivíduo e para cada objetivo", garantiu a profissional.

Não existe também o melhor horário para saborear o kiwi, mas ao mesmo tempo ocorrem sugestões em prol de um bom sono. "Porém, se vê um benefício para o sono na eficácia, tempo de sono e redução do tempo para iniciar o sono com a ingestão de duas unidades da fruta e uma hora antes de dormir. Estudo feito durante quatro semanas com essa ingestão", comentou.

Kiwi significa risco para um grupo de pessoas?

"O consumo do kiwi não apresenta riscos para a maioria das pessoas. Por ter poucas calorias, pode ser consumido por quem quer controle de peso. Os diabéticos podem consumir com moderação devido seu índice glicêmico e o teor de fibras em sua composição. Somente quem tem alergia a fruta que não deve consumir. O kiwi possui actinidina, um alérgeno potencial, que pode causar sintomas, como coceira na garganta, língua inchada, chiado, dor abdominal e entre outros", concluiu a nutricionista Débora Palos.

Dado

O cultivo de kiwi se destaca na região sul do país e, principalmente, nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. No entanto, especialistas definem que a produção é restrita por meio das limitações tecnológicas.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade