Cachorros de pelo longo: quais os cuidados necessários?
Seu amigo de quatro patas tem pelo longo? Venha ver essas dicas e evite doenças e outras complicações!
Cuidar da pelagem do seu cãozinho é muito importante e pode até evitar que o pet desenvolva doenças, sabia? Pois é, e a atenção com essa questão deve ser ainda maior se o seu cachorro tiver pelagem longa!
Algumas das raças de cães conhecidas por sua pelagem longa são o Yorkshire Terrier, o Poodle, o Golden Retriever e o Chihuahua de pelo longo, todas muito populares entre as pessoas que desejam ter um pet.
Então, se você tem ou pretende ter um cachorro de algumas dessas raças (ou de alguma outra de pelagem longa), é importante que você conheça os cuidados específicos que esses bichinhos exigem e que são totalmente diferentes das que devem ser tomadas com cães de pelos curtos.
Assim, para ajudar você a cuidar do seu pet peludo, trouxemos algumas dicas de Thiago Calixto, um dos fundadores da primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil:
Hora do banho!
Esse é um dos momentos que exigem mais cuidado, viu? Isso porque os pelos molhados do cachorro podem transportar a água até os ouvidos do pet, o que vai causar incômodo e pode até levar a inflamações (otites).
A dica aqui é tampar bem as orelhas do cãozinho com algodão hidrofóbico na hora de lavar a região da cabeça do pet, para que a água não passe. Além disso, também preste atenção na queda de pelos durante o banho - é normal que ela aconteça, mas se for em uma quantidade muito grande pode ser uma boa procurar um veterinário!
Atenção com a secagem
Depois do banho, mais um cuidado é necessário: não deixar nenhuma região do pet úmida. Afinal, áreas molhadas podem causar várias complicações para o seu bichinho, como a dermatite, queimaduras e outros problemas de pele.
Mas apenas a toalha pode não ser o suficiente, sabia? "O ideal é utilizar um secador que garante a secagem correta de todas as partes do corpo, como dobras e patinhas, por exemplo, que costumam ser negligenciadas", explica Thiago.
Caso não seja possível usar um secador, o recomendado é deixar o cachorro tomar sol por um curto período, mas preste atenção se o clima estiver quente demais, pois isso também pode trazer prejuízos para o animal!
Escovação e tosa
Apesar de não ser tão necessária em cães de pelo curto, a escovação é super importante no caso dos pets mais peludos, tanto que é recomendado que seja feita diariamente!
Esse hábito vai evitar que sejam formados "nós" nos pelos, que podem facilitar a proliferação de pulgas, carrapatos e infecções. E fique de olho no tipo de escova escolhida, já que há modelos mais indicados para cada raça.
Além disso, a tosa também é um cuidado muito importante no caso de cães mais peludinhos, já que a pelagem longa pode atrapalhar a visão, o olfato, as necessidades fisiológicas e os momentos de brincadeiras.
"É muito importante que a tosa seja feita por um profissional, com equipamento e conhecimento técnico específico para não machucar o animal", alerta Thiago.
Muito cuidado no verão!
É muito comum que, nos períodos de calor, os tutores façam mais passeios com seus pets em praças, praias e parques, né? Porém, cachorros de pelo longo sofrem muito com o excesso de calor.
Mas não pense que isso quer dizer que é para tosar bastante o animal, deixando-o com poucos pelos! Afinal, a pelagem é um isolante térmico que evita que o animal perca ou receba calor em excesso.
Assim, o recomendado para amenizar a temperatura para o pet durante os passeios é dar bastante água para ele e fazer algumas pausas entre as brincadeiras.
Fonte: Thiago Calixto, cofundador da Doggi, primeira rede de franquias especializada em banho e tosa do Brasil por aplicativo.