Café da manhã com mais proteínas ajuda no ganho de massa muscular, diz estudo
Outro motivo para que o início do seu dia seja produtivo e saudável
O café da manhã é a principal refeição do dia, ou seja, se alguém não comer ou beber nada nesse momento vai ficar indisposto. É nessa hora que há o fornecimento de nutrientes importantes para o corpo. Além disso, o estudo disponível no The Journal of Nutrition diz que o café da manhã com mais proteínas ajuda no ganho de massa muscular.
A pesquisa que aponta o café da manhã com mais proteínas para o ganho de massa muscular
Essa experiência monitorou por três meses uma turma de jovens saudáveis, que fez treinamento de forca, com dieta hiperproteica e dividida em dois grupos, uma equipe com consumo significativo de proteínas no café da manhã e outra equipe com ingestão proteica reduzida no momento da janta.
Dessa maneira, os grupos provaram aumento da massa muscular graças ao aporte calórico e proteico inserido as recomendações com o peso de cada sujeito. Assim, o aporte proteico e calórico tornaram-se 1,3g/kg/ por dia em ambos os "times".
A diferença é que o grupo que comeu mais proteína no café da manhã conseguiu aumentar em média 2,5kg a mais de massa muscular em comparação com os selecionados que ingeriram proteínas apenas no jantar.
A visão da especialista sobre o café da manhã proteico
"Uma boa refeição proteica pela manhã, especialmente se você quer controlar o seu peso, é fundamental. Primeiro porque um café da manhã proteico, vai reduzir as concentrações de grelina, o hormônio 'da fome', e, também, essa proteína vai retardar o esvaziamento gástrico já que levará mais tempo para ser digerida", afirma com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da Clínica MedSculp Dra. Fabíola Espíndola.
Além disso, Fabíola pontua que consequentemente um sujeito vai ficar saciado por mais tempo, o que vai aumentar as concentrações de ácido homovalínico (ACHOM) e liberar a dopamina no cérebro.
"Quando comemos doce ou salgado, ativamos nosso sistema de recompensa no cérebro através da liberação de dopamina. Dessa maneira, consumindo mais proteínas deixamos o nosso cérebro se sentindo recompensado", encerra a profissional.