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Caiu em golpes de agências ou pacotes de viagem? Veja o que fazer

Infelizmente, é comum ver casos de golpes de agências ou pacotes de viagem; porém, se você caiu em um nessas férias, tem como resolver

25 jan 2025 - 14h20
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Você sonhou com uma viagem por meses ou anos, entrou na internet ou em um estabelecimento e encontrou um pacote interessante. Foi bem atendido, pagou pelo serviço e tudo parecia estar certo, até que… os problemas aparecem. O passeio não ocorre e você não recebe o dinheiro de volta e nem consegue entrar em contato novamente.

Veja como resolver problemas com golpes de agências ou pacotes de viagem
Veja como resolver problemas com golpes de agências ou pacotes de viagem
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Infelizmente, esses golpes são bastante comuns, motivo pelo qual é muito importante pesquisar a reputação e a seriedade de uma empresa antes de contratar esse tipo de pacote. Há até empresas que já fizeram verdadeiros esquemas de pirâmide. Elas venderam viagens para 2 ou 3 anos depois e, quando várias delas não ocorreram, as empresas devolveram o dinheiro, porém sem os reajustes e juros, ou mesmo não devolveram nada.

Para se proteger nesses casos, é preciso saber o que você deve fazer se sofrer um golpe de agências ou pacotes de viagem. Veja:

O que fazer se sofrer um golpe de agências ou pacotes de viagem

É, primeiramente, essencial saber os seus direitos. No Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, diz o seguinte:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

Dessa forma, se houver uma má prestação do serviço e você for lesado e não receber o que contratou, vai estar protegido por isso. Você deve ser ressarcido por danos, sejam eles materiais ou morais, e para isso deve buscar o Procon ou um advogado para solucionar o problema.

Nesses casos, pode ser que a empresa precise prestar o serviço ou mesmo devolver o valor pago e pagar indenizações por danos materiais ou morais.

Como evitar novos golpes?

Como já mencionado, para evitar um golpe desse tipo, uma coisa importante é pesquisar sobre a empresa e sua reputação anteriormente. Busque, por exemplo, a opinião de outras pessoas sobre ela. Verifique ainda o CNPJ da empresa, para ver se ela realmente existe e se tem pendências comerciais e alguma ação judicial ou outras anotações negativas.

Fora isso, é importante que você tenha tudo sobre a compra guardado e organizado, para que possa comprovar que a empresa prometeu uma certa coisa, por exemplo.

Alto Astral
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