Calistenia para braços: 6 exercícios para fortalecer bíceps e tríceps!
Com o método também é possível fortalecer isoladamente os músculos. Veja exercícios de calistenia para braços
A calistenia é um método de treinamento que promove desenvolvimento muscular, resistência e definição. A técnica não exige aparelhos, anilhas ou halteres: apenas o peso do corpo é suficiente para gerar resultados.
A prática pode ser feita em casa, com o peso do próprio corpo e com a ajuda de alguns acessórios. Parques também são ótimos locais para praticar a modalidade, sobretudo naqueles que disponibilizam estações de treino com acessórios adequados.
Na calistenia, os exercícios envolvem a contração de todo o corpo, sendo exercícios globais. "É possível treinar todos os grupos musculares com a calistenia. Mas nela não há muitos exercícios isolados como na musculação, ainda que seja possível treinar de forma isolada em alguns exercícios. Por exemplo, tríceps e bíceps você consegue trabalhar isoladamente", fala Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional.
Se você busca exercícios de calistenia para os braços, a seguir veja alguns isolados para bíceps e tríceps.
6 exercícios de calistenia para braços
Veja como treinar braços com a calistenia com alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar!
1. Flexão de braço inclinada
Você pode apoiar os pés em um banco fixo ou qualquer objeto elevado, ficando com o corpo inclinado em relação ao chão. Esse movimento trabalha, sobretudo, a área superior do peitoral e também o tríceps, além dos ombros.
2. Barras paralelas
Esse exercício exige duas barras elevadas e paralelas para ser executado ou então objetos similares que cumpram a mesma função, como dois bancos bemfixos. Ativa tanto peitoral quanto tríceps e um pouco das porções frontais e laterais dos ombros.
3. Flexão fechada
Com os braços mais fechados e próximos ao tronco, este exercício exige maior força dos músculos do tríceps e da parte interna do peitoral, além dos ombros.
4. Tríceps no banco
Este movimento ativa os tríceps de forma concentrada e pode ser feito em qualquer banco fixo ou objeto similar que permita a amplitude total do exercício. Os ombros também são exigidos indiretamente.
5. Remada bíceps
Similar à remada na barra, porém, com os braços juntos e a pegada supinada (palmas da mão para dentro), de forma a ativar mais os músculos do bíceps.
6. Barra fixa pegada fechada
O exercício de barra fixa é um dos mais comuns para treinar a região das costas e dos bíceps. Aqui, com a pegada fechada, há maior ativação dos braços, mas as costas também são trabalhadas.