Calma, 2024 não acabou!
Ainda dá tempo de incluir bons hábitos na sua rotina, o importante é começar e manter o foco no que é possível 2024 está acabando, chegamos em outubro. Nesse momento, pode ser que bata um certo desespero em relação às metas feitas no início de 2024 e que ainda não foram concluídas. Se você é […]
Ainda dá tempo de incluir bons hábitos na sua rotina, o importante é começar e manter o foco no que é possível
2024 está acabando, chegamos em outubro. Nesse momento, pode ser que bata um certo desespero em relação às metas feitas no início de 2024 e que ainda não foram concluídas. Se você é desse time, saiba que, em primeiro lugar, não está sozinha. E também que ainda é possível cumprir objetivos até o final do ano, basta ser realista e reajustá-las de acordo com o que é viável realizar.
Briga contra o tempo em 2024
Muitas pessoas sentem que estão correndo contra o tempo no fim do ano para tentar alcançar os objetivos que estabeleceram meses atrás. "Em muitos casos ao longo do ano a pessoa foi procrastinando esses objetivos por vários fatores, como falta de tempo ou falta de organização na rotina, e com a chegada do fim de 2024 vem a sensação de querer recuperar esse tempo perdido, para que na virada do ano se tenha a sensação de ter cumprido com as metas estabelecidas", comenta Maria Beatriz Neri Flores, psicopedagoga do Centro Universitário Newton Paiva.
Apesar da pressa, a especialista reforça o que mencionou no início: é importante ter consciência da realidade. "O sentimento de ter vivido mais um ano sem cumprir com uma meta faz com que a pessoa tente se movimentar. Mas é importante que isso seja feito de um modo que não sobrecarregue ou gere mais estresse dentro da rotina."
Comece mudando os hábitos em 2024
É claro que, a depender de qual for o objetivo, talvez realmente não dê tempo de realizá-lo até dezembro de 2024. Mas é importante dizer que mudar hábitos em busca de bem-estar é saudável em qualquer momento do ano, o importante é começar. "O mais importante é ter em mente o objetivo que você pretende alcançar e estabelecer metas. Em um curto período de tempo você pode introduzir novas atividades, como uma alimentação mais balanceada, exercícios físicos e novos hobbies que não tenham ligação com redes sociais, por exemplo", aponta Maria Beatriz. "Tais mudanças já terão reflexo extremamente positivo no bem-estar", complementa. É preciso ter em mente que mudanças de hábito precisam de tempo para serem estabelecidas. Mas é possível dar início para que elas se consolidem com o desenrolar da rotina.
Feito é melhor que perfeito
O que também pode atrapalhar o cumprimento das metas é o perfeccionismo, aquelas intenções muito mirabolantes que, na maioria das vezes, não saem do papel. Por isso, a psicopedagoga indica como tornar essa trajetória mais fácil. "Ao invés de se cobrar ir à academia cinco vezes na semana, comece tentando encaixar na sua rotina uma caminhada pelo bairro duas vezes na semana, ou até mesmo optando por descer do ônibus dois pontos antes para ir caminhando até em casa por um trajeto um pouco mais longo que o habitual", comenta. Ela também orienta colocar lembretes a cada duas horas para tomar água. "Principalmente neste período de seca que estamos vivendo", reforça. "Sempre há algo pequeno que podemos incorporar na rotina para melhorar hábitos, o feito é melhor que o perfeito!"
"Além de ser benéfico para a saúde, cumprir metas gera sensação de autossuficiência e melhora a autoestima, pois o indivíduo se sente capaz e motivado para alcançar novos objetivos."
É hora de pensar no futuro
A melhor alternativa é desapegar do que não rolou e aproveitar a energia renovada de metas e resoluções de fim de ano para já começar a criar uma base para o ano seguinte. Ela ressalta que o final do ano traz uma oportunidade para refletir sobre o que já alcançamos e o que ainda podemos fazer.
Maria Beatriz ainda diz que devemos aproveitar este momento para refletir sobre os hábitos positivos que tivemos ao longo do ano e que podem continuar, além de identificar aqueles que não foram tão bons e que podemos abandonar. "Tenha mais momentos com seus familiares e amigos ainda em 2024, aproveite a vida para além das obrigações, isso também faz parte de uma vida de qualidade e bem-estar. Aproveite também para anotar objetivos palpáveis para já iniciar o ano com a organização necessária para chegar aonde deseja", aconselha e finaliza a profissional.