Calor intenso: veja 5 alimentos para se manter hidratado
Adicionar à dieta opções que favoreçam a hidratação é uma boa pedida
Com as altas temperaturas esperadas para os próximos dias, é importante se manter hidratado. Em períodos de calor mais intenso é preciso ter atenção redobrada com a ingestão de líquidos, afinal, o corpo perde mais água por meio da transpiração.
O suor é composto por 99% de água e sais minerais, sendo responsável por manter a nossa temperatura interna regulada, sobretudo nos dias de mais calor. Quem pratica atividades física deve ter atenção ainda maior, afinal, há maior produção de suor.
A Organização Mundial da Saúde orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia. Adolescentes e pessoas fisicamente ativas podem precisar de números maiores, de acordo com a eliminação do suor.
Alimentos para melhorar a hidratação
Além de caprichar no consumo de água, sucos e água de coco, adicionar à dieta opções que favoreçam a hidratação é uma boa pedida, pois você obterá a ingestão de líquidos adequada variando o cardápio. Confira cinco opções ótimas para você consumir regularmente:
1. Melancia
A melancia é formada por 92% de água e pouco calórica, sendo uma ótima opção para hidratar o corpo. Ela ainda conta com vitaminas, cálcio, ferro e fósforo.
2. Brócolis cozido
Além de supersaudável, o brócolis tem aproximadamente 92% de água na sua versão cozida. Conta ainda com fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.
3. Pepino
O vegetal conta com praticamente 96% de água em sua composição, sendo uma das opções mais hidratantes. Ele tem só 17 calorias a cada 100g.
4. Abacaxi
A fruta é deliciosa e tem a cara do verão, não é mesmo? Ela tem 87% de água em sua composição e apenas 48 calorias a cada 100g.
5. Abobrinha
Rica em vitamina B3, a abobrinha é saborosa e versátil no preparo de receitas. Ela tem cerca de 95% de água em sua composição. Prefira consumi-la crua.
Quais são os sintomas de desidratação?
Lembre-se de manter os ambientes arejados, usar roupas leves e dar atenção a pessoas que podem ser mais vulneráveis ao calor, como as crianças e os idosos.
- Espasmos musculares;
- Cãibras musculares;
- Dores de cabeça;
- Sede de madrugada;
- Sensação de boca seca.