Canelite: 4 dicas práticas para evitar o incômodo e correr bem
Outro tema que reforça a necessidade de um supervisor no treino
A canelite é a inflamação dolorosa na tíbia, nos músculos e tendões ao redor, ou seja, é uma lesão comum entre os corredores amadores e profissionais. Dessa forma, o treinador e embaixador da Saucony Julio Dotti vai transmitir quatro dicas de prevenção a canelite.
As quatro dicas de prevenção a canelite
Ajuste o treino com tênis de estabilidade
A tendência dos corredores é de ter um desequilíbrio natural na pisada. Então, não exagere nos treinos e aposte em um tênis que ofereça estabilidade. "Incorpore gradualmente este tipo de calçado nos seus treinos. Isso permitirá que seu corpo se adapte às novas características. Se você tem pisada pronada ou supinada, tome cuidado extra para evitar lesões", comentou.
Aumente o volume de treino de forma progressiva
"Comece aumentando o número de treinos semanalmente de forma gradual. Por exemplo: passe de duas a três vezes por semana e depois para quatro, se tudo correr bem", declarou.
Invista na mobilidade, flexibilidade e fortalecimento
Esses cuidados ajudam a prevenir a tensão excessiva nos tendões. Também é válido fortalecer os músculos, tornando-os mais resistentes e prontos para o desafio das corridas de alta performance.
Mude o tipo de terreno
"Alterar o terreno de suas corridas pode ajudar a prevenir lesões. Experimente correr em superfícies como terra batida, grama ou cascalho que ajuda a fortalecer o tornozelo e adaptar-se a diferentes superfícies", concluiu Julio Dotti.