Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Características do outono 2024: saiba como será a estação

Descubra como será o clima e outras características do outono 2024 e já se prepare bem para a chamada "estação das frutas"

20 mar 2024 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

Neste dia 20 de março, começa o outono no hemisfério sul, um alívio para quem não aguenta mais as ondas de calor. Com a estação, vêm várias características diferentes relacionadas ao clima e à vegetação.

Saiba quais vão ser as características do outono 2024
Saiba quais vão ser as características do outono 2024
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Primeiramente, vale lembrar que o início da estação é marcado pelo equinócio de outono, que ocorre por aqui entre os dias 20 e 21 de março. Nessas datas, os dias e noites ficam equilibrados, ou seja, com o mesmo tempo de duração.

Uma das principais características do outono é ser uma transição entre o calor do verão e o frio do inverno. Por isso, as temperaturas começam a cair, porém, ainda sem um tempo tão gelado quanto o do inverno. Os ventos também costumam aumentar e ficar mais fortes conforme a estação passa e a umidade do ar diminui.

Em relação à vegetação, uma das características típicas e mais conhecidas do outono é a queda das folhas, que também ficam com tons alaranjados. Isso não acontece com todas as árvores, apenas com um grupo delas, chamadas de caducifólias. Além disso, muitos frutos amadurecem neste período, não é à toa que o outono é chamado de "estação das frutas".

Isso torna a época ótima para quem ama frutas. Várias delas podem ser encontradas mais saborosas e até baratas nesse período, como abacate, maracujá, melão, carambola, goiaba, laranja, limão, caqui, mamão e mexerica.

Outono 2024

Mas e no outono 2024, especificamente, o que se pode esperar? Afinal, as temperaturas vão mesmo finalmente baixar?

Neste ano, o outono vai se iniciar exatamente às 0h06 do dia 20 de março. E sim, o fim do verão deve trazer temperaturas mais amenas e chuvas, dando fim à bolha de calor na qual o Brasil se encontra atualmente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de domingo, dia 24, as temperaturas máximas devem parar a sua elevação e as chuvas devem se tornar mais frequentes.

Isso não ocorrerá neste dia, por conta da troca de estação em si, uma vez que não é exatamente quando uma nova estação começa que o clima muda completamente.

De qualquer forma, o outono deve trazer, no geral, um momento de respiro para quem estava vivendo períodos de muito calor.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade