Quando a falta de espaço na sala de estar pode ser complicado descobrir como organizar os móveis. Embora os assentos sejam a prioridade, também há mesas e superfícies de descanso a serem consideradas, sem mencionar os armários. O desafio é como incluir todos os itens essenciais sem que o ambiente pareça superlotado.
Nossas salas de estar também se tornaram muito mais multifuncionais nos últimos anos, com muitos de nós agora trabalhando de casa e precisando de um home office.
Ao repensar o layout e retrabalhar a disposição dos móveis, vamos mostrar que não deve ser tão difícil aproveitar ao máximo o potencial de qualquer sala de estar compacta.
Como organizar os móveis
Um dos grandes desafios quando se trata de colocação de móveis em um espaço reduzido pode ser lidar com a televisão. Encontrar o lugar certo para o eletrônico para que ele não domine o cômodo.
"Eu sempre começo com as peças principais de mobiliário — o sofá e as cadeiras", diz Lisa Mitchell, diretora de design do Interior Style Studio. "Minha birra de sempre é projetar um layout em torno da TV. Gosto de imaginar como a disposição dos móveis induzirá melhor a conversa, a leitura ou a apreciação da vista."
O armazenamento integrado é a solução de acordo com Simon Tcherniak, designer sênior da Neville Johnson. "As unidades de armazenamento de TV embutidas podem ser projetadas individualmente para atender às necessidades de armazenamento se encaixar perfeitamente no espaço necessário", diz ele.
"Mas o principal benefício de optar por armazenamento de TV inteligente é que ele maximiza o espaço para itens maiores dentro da sala, como sofás e mesas de centro."
Confira a seguir 10 dicas de como aproveitar cada cantinho da sua sala de estar: