5 plantinhas pequenas e fofas
Falta espaço em casa? Experimente utilizar espécies pequenas em sua urban jungle
Quando você não tem muito espaço em sua casa para plantas grandes e altas, há sempre a possibilidade de optar pelas versões em miniatura.
Apesar de parecer que, ultimamente, as pessoas estão obcecadas por espécies espaçosas como monsteras, ficus-lira e alocasias, existem inúmeras plantas pequenas adoráveis que são perfeitas para espaços pequenos.
Além disso, às vezes, plantas gigantes podem causar uma sensação de sufocamento. Por isso, é bom ter uma variedade de tamanhos e alturas para que você possa colocá-las em camadas, expor em prateleiras e criar uma selva interna mais bonita.
Se você está se perguntando quais pequenas plantas de casa cultivar, criamos uma lista com algumas das espécies mais fofas de todos os tempos. E lembre-se: você sempre pode tentar encontrar a versão mini de sua planta favorita também. Confira a lista abaixo:
1. Pilea peperomioides
Essas plantas são super compactas, o que as torna a planta minúscula perfeita. Também conhecida como " planta de dinheiro chinesa" ou planta " pass-it-on", elas são uma das plantas de casa mais populares, comumente usadas como presente de boas vindas.
As versões minúsculas são ramificações da planta-mãe e, por isso, acredita-se que todas as plantas de Pilea peperomioides podem ser rastreadas até uma planta original.
Para cuidar de uma delas, você precisa cultivá-la em solo poroso e bem drenado. Elas não gostam de excesso de água, então certifique-se de adicionar um pouco de coco ao solo para adicionar um pouco de aeração.
Além disso, sempre as plante em um vaso com furos de drenagem! Deixe secá-la completamente entre as regas e forneça umidade adicional, se puder. Elas crescem bem em luz forte e indireta. Por isso, se você colocá-los diretamente em uma janela, as suas folhas podem ficar queimadas. Tenha em mente que você deve girar sua Pilea para que a planta cresça sempre na vertical!
2. Echeveria
As plantas suculentas são as favoritas dos amantes de plantas e jardineiros de primeira viagem porque geralmente são muito fáceis de cuidar, desde que você não dê muita água e pouca luz.
Linda, a planta lembra uma flor. Ela cresce ramificações que são fáceis de desconectar da planta-mãe, deixando você com plantas ainda menores para crescer. As ramificações, que crescem lentamente, são minúsculas quando você as remove.
A coisa mais importante a observar quando se trata de cuidar de uma suculenta é regar. Não a regue demais: deixe o solo secar completamente entre as irrigações. Para essa planta, é melhor a sede do que a água em excesso! Elas gostam de luz solar direta e geralmente crescem em lugares secos e quentes, então é melhor imitar essas condições.
3. Peperomia caperata rosso
Essas plantas são notáveis por suas partes inferiores vermelhas profundas e folhas verdes brilhantes texturizadas. Comumente referida como uma planta de radiador, esta espécie é realmente fácil de cuidar.
A peperomia é ótima em condições de luz moderada e pode se sair muito bem em situações de pouca luz. Esta pequena planta é uma companheira de mesa perfeito, pois não ocupa muito espaço e requer poucos cuidados. Regue-a quando ela estiver quase seca e borrife com água ocasionalmente para aumentar a umidade.
4. Erva-de-vidro
Outro membro da família Peperomia, a erva-de-vidro é um pouco mais difícil de cuidar do que outras nesta lista. As suas pequenas folhas lembram a de uma carapaça de tartaruga ou pequenas lentilhas. É muito bonita, mas também muito delicada.
Ela gosta de ter receber pouca luz em sua base, então a iluminação suspensa é ótima. Além disso, ela pode prender suas folhas em qualquer coisa, por isso é uma ótima planta rasteira ou trepadeira.
A melhor maneira de regá-la é molhando o fundo para que as pequenas folhas não fiquem encharcadas ao derramar água sobre elas. Simplesmente pegue o seu vaso (com furos de drenagem) e coloque-o em um pires cheio para que o solo possa absorver a água.
5. Fitônia
A fitônia é outra planta minúscula super fofa. Muitas pessoas usarão as usam por causa de seu tamanho, além do fato de adorarem a umidade e da maneira como crescem. São plantas super fáceis de cuidar.
Elas gostam de solos bem drenados e úmidos, mas você pode deixar os dois centímetros superiores do solo secarem entre as regas. Cultive-as em luz forte para manter as cores de suas folhas vivas e as pode se elas começarem a parecer desordenadas - assim crescerão mais cheias.
*Via The Spruce