O granito é um material super desejado na construção e decoração de casas, apartamentos e até mesmo de estabelecimentos comerciais. Se você também gosta do visual dessa rocha e quer usá-la no seu projeto, com certeza vai gostar de conhecer um pouco mais sobre ela.
Aqui vamos apresentar tipos, cores e características do granito que vão ser muito úteis na hora de escolher o que levará para a sua casa. Confira!
O granito é um tipo de rocha magmática formada por um conjunto de minerais, como quartzo, feldspato e mica e que tem alto grau de dureza e coloração variada. Aliás, é essa mistura de minerais que dá a variação de cores e o visual único desse material.
Além disso, o granito é fácil de ser encontrado no Brasil, o que torna os preços mais acessíveis do que outras opções de materiais.
Em que o granito é usado?
Como já dissemos, o granito pode ser usado de diversas maneiras. Ele é usado, normalmente, como rocha ornamental e na construção civil. Dentro de casa, ele pode aparecer em escadas, bancadas, revestimentos de paredes, chão e muito mais.
Qual é mais resistente: granito ou mármore?
Assim como o granito, o mármore também é muito usado como piso e revestimento em projetos de casas. Por isso, é muito comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre em qual dos dois mais vale a pena investir.
O visual do mármore pode ser considerado mais sofisticado, mas o granito é menos poroso, mais resistente e durável. Por esses motivos, o granito é também menos suscetível a manchas, riscos e a agentes químicos, o que o torna uma melhor opção para pisos e bancadas de cozinha e áreas afins, como varanda gourmet.
Qual a espessura de uma pedra de granito?
As placas de granito, assim como as de mármore, são normalmente cortadas em lâminas com uma espessura padrão de 2 cm, porém é possível também encomendar em outras espessuras.
Tipos de granito
Os tipos de granito são, na verdade, definidos pelas cores de granito. A variação de tons e de pigmentação acontece de acordo com os minerais presentes no granito, que pode ser um granito branco, um granito preto, um granito marrom ou até mesmo em outras tonalidades mais chamativas, como o granito verde Ubatuba, vermelho, rosa, azul e outros.
Aliás, o preço do granito varia de acordo com a sua raridade. Ou seja, quanto mais raro, mais caro. Por isso, o granito branco e o granito preto são costumam ser mais caros que o granito cinza, por exemplo, que é mais fácil de encontrar.
Tipos de granito para cozinha
A cozinha é, sem dúvidas, um dos ambientes da casa onde o granito mais aparece. A dica para escolher entre as cores de granito é pensar na totalidade do projeto. Se a cozinha tiver armários pretos, por exemplo, o objetivo é que o granito se destaque ou se mescle?
De qualquer maneira, mesmo que você escolha um dos tipos de granito mais chamativos, a dica é sempre procurar por cores e "texturas" que harmonizem com o restante do ambiente.
Tipos de granito para escadas e pisos
Como é muito resistente e durável, o granito também pode ser muito bem utilizado em escadas e pisos. Esse material com certeza vai durar muitos anos e resistir à circulação de pessoas e a móveis e objetos sendo movidos.
Para o piso, nossa recomendação é apostar em um dos tipos de granito mais discretos e uniformes, com poucos detalhes e variações de cores. Como é uma parte extensa dos ambientes, é interessante que ele fique em segundo plano para não restringir suas escolhas nos demais itens da decoração.
Tipos de granito para banheiro
O banheiro e os lavabos também são cômodos onde é bem comum o uso de granito. Neles recomendamos o uso de cores de granito mais claros, que dão a impressão que o ambiente é maior e também passam a sensação de limpeza.
Para quem puder investir um pouco mais, pode ser bem interessante ter uma cuba esculpida de granito. Esse tipo de cuba é super charmosa e pode transformar completamente a decoração do seu banheiro ou lavabo.
Cores de granito
Existem muitas cores de granito disponíveis no mercado. Algumas das mais comuns são o granito branco, o granito preto, o granito cinza, o granito marrom e o granito verde Ubatuba, mas existem muitas outras opções também.
O granito cinza e os tons que puxam mais para o bege costumam ser mais baratos e fáceis de achar. Outros, como o granito branco e o granito preto mais "lisos", sem muita variação de cor, já são mais difíceis de achar e um pouco mais caros.
O granito preto São Gabriel é uma opção mais acessível e muito utilizado em bancadas. Ele tem granulação média e pode ser usado em áreas internas e externas.
Uma alternativa caso você não queira o granito preto São Gabriel é o granito verde Ubatuba, que é tão escuro que pode ser confundido também com preto. O granito verde Ubatuba é uma pedra nacional, o que torna seu preço mais atraente.
Cuidados com o granito
Por fim, quando você tiver escolhido entre os tipos de granito vai ser necessário saber como cuidar dele, certo? Além de todas as vantagens que já citamos, saiba que o granito é também muito fácil de limpar.
Caso você use granito no piso, uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido com sabão neutro já serão suficientes para manter o visual em dia. Já em bancadas e locais que tenham contato com alimentos e afins, o ideal é limpar o mais rápido possível para evitar que o material penetre e manche o granito.
Refrigerante, suco de limão e vinagre são alguns dos materiais mais "nocivos" ao granito. Porém, se você limpar imediatamente com água e detergente neutro e secar com um pano ou toalha, tudo ficará sob controle.