Com a tendência do DIY, ou seja, do "faça você mesmo", os produtos feitos à mão estão se tornando mais valorizados e desejados. Um deles é a colcha de crochê, essa peça que tem cara de casa de vó e passa uma sensação gostosa de aconchego.
O crochê é uma forma de artesanato atemporal e clássica. Além disso, fazer itens usando essa prática pode ser também uma forma de terapia. Se você decidir fazer sua própria colcha de crochê, por exemplo, vai ficar horas, talvez até dias fazendo isso e no fim vai ver pronto algo que fez com suas próprias mãos. Sim, a sensação é tão incrível quanto parece!
Aqui vamos mostrar mais de 50 exemplos de colcha de crochê para inspirar o seu projeto e também traremos ótimas dicas de como usá-la na decoração e, claro, de como você pode fazer uma.
Sua decoração mais bonita com a colcha de crochê
Existe uma variedade imensa de colchas de crochê, elas podem ser simples e neutras, feitas apenas com uma cor, mas existe também uma diversidade imensa de colcha de crochê colorida, com estampas geométricas e também com flor de crochê.
A colcha de crochê colorida pode misturar duas ou (muito) mais cores e tons diferentes. Ela é ótima para quem quer levar mais alegria a algum cômodo ou para dar nova vida a móveis antigos.
A diversidade de texturas é também incrível e pode ser alcançada usando padrões diferentes juntos, por exemplo. Uma colcha de crochê que utiliza esse artifício fica muito interessante para o olhar e também para o tato.
É verdade que a colcha de crochê é usada para deixar a casa mais bonita, mas sua função inicial é a de aquecer. Por isso, a colcha de cama de crochê é a mais comum, pois, já que ela faz as vezes dos cobertores, aparece muito no quarto.
Entretanto, a colcha de crochê pode também ser usada em outros móveis, como cadeiras, sofás e poltronas, o que faz com que ela marque presença também na sala de estar, de TV e outros ambientes da casa. A colcha de crochê valoriza esses móveis e ainda pode disfarçar aqueles pequenos defeitinhos que não queremos que as visitas vejam.
Dicas para fazer sua colcha de crochê
Como já dissemos, existem vários modelos de colcha de crochê. As receitas são muitas e você pode usar muitos tipos de linhas, agulhas e pontos. Nossas dicas são para você saber como escolher o exemplo que mais se encaixa com o que pretende.
A quantidade de pontos possíveis de serem feitos com linhas mais grossas é mais limitado, enquanto as linhas mais finas permitem mais variações
Agulhas mais grossas deixam o ponto mais aberto, enquanto as mais finas deixam mais apertado
Pontos maiores resultam em colchas mais leves e da mesma forma os menores fazem colchas mais pesadas
Primeiro escolha a linha e depois compre a agulha indicada para ela, que normalmente vem indicada na embalagem da linha
Para determinar o tamanho final da sua colcha de crochê, tire as medidas do local onde vai usá-la e a faça um pouco maior
Você pode fazer uma colcha de crochê com gráfico ou uma colcha de crochê em quadrados e depois unir os retalhos
Outra forma fácil porém demorada é fazer sua colcha de crochê com pontos correntes