7 Tipos de Textura Para Aplicação em Paredes e Muros
Pintar as paredes é uma das estratégias mais comuns para trazer novos ares à casa. Mas se apenas trocar a cor não parece o suficiente, você pode apostar em diferentes texturas. Com a aplicação correta, as paredes texturizadas podem ser feitas em ambientes internos e externos, pois são resistentes à água e à umidade.
Cada textura exige uma massa específica e materiais próprios. Há quem se arrisque no faça você mesmo, mas para alcançar o resultado desejado é recomendado contratar uma mão de obra que domine a execução desses processos.
Antes de aplicar a textura, é fundamental preparar o espaço para evitar respingos no piso, e a própria parede, deixando a superfície completamente lisa para receber a aplicação da massa. Outro ponto importante é esperar até 24 horas para a secagem completa antes de dar continuidade à obra, reforma ou mudança naquele ambiente.
Na hora de escolher a textura ideal para você, fique atento ao estilo da decoração, para que o resultado fique harmônico. Raramente recomendamos a aplicação de textura em todo um ambiente, o que pode causar um incômodo visual. O ideal é escolher uma parede ou recorte da mesma texturizar. Outra dica é se beneficiar da iluminação para valorizar as texturas.
1. Grafiato
Certamente, o grafiato é uma das texturas mais conhecidas e utilizadas em todo o Brasil. Ele é feito a partir de grânulos de quartzo e cristais minerais, que lhe conferem uma estética rústica e resistente.
Há diferentes gramaturas e formas de aplicação na parede, mas a mais comum é utilizando uma espátula, que promove ranhuras na parede. Depois de seca, é possível pintar a parede da cor de sua preferência.
Esta textura é muito comum em paredes externas, muros e fachadas.
2. Ranhura
As ranhuras são muito comuns na execução do grafiato, mas também podem ser feitas com outras massas. Aqui, a textura é feita com uma espátula de plástico dentada, que permite criar decalques uniformes na parede.
Como as espátulas podem ser movidas em diferentes sentidos, é possível criar texturas únicas, com curvas ou retas.
3. Chapiscado
O efeito chapiscado é uma das melhores opções para massas granuladas finas ou paredes lisas. Trata-se de uma textura irregular, que se assemelha à pedra natural, feita com um rolo de pintura texturizado. A ferramenta pode facilmente ser encontrada em casas de tintas, em diferentes estampas e padrões.
O chapisco já é feito durante a obra para ajudar a fixar o reboco na parede. Por isso, é muito comum encontrar esta textura em muros de casas, quando o morador não pretende rebocar o mesmo.
4. Riscado
Outra textura que nunca sai de moda é o riscado. Parte deste sucesso está na facilidade de fazer você mesmo este padrão. Com o auxílio de uma escova ou até mesmo de uma vassoura, basta fazer movimentos verticais na parede com a massa ainda fresca. O importante é ter o controle necessário para executar um movimento firme e lento.
5. Quadriculado
Este é outro efeito obtido com o uso de uma espátula e massa para textura. Dependendo das direções em que se escolhe passar a espátula, a superfície fica parecida com azulejos, lembrando um quadriculado.
Mais do que nunca, para alcançar o efeito desejado, aqui é fundamental limpar a parede e aplicar a massa de maneira uniforme. Após a secagem, você pode pintar da cor que desejar.
6. Marmorato
O marmorato é um efeito que imita o mármore, a fim de trazer mais sofisticação ao ambiente. É mais comum utilizá-lo em cômodos internos para evidenciar tons claros, como bege e branco, ou quentes, como marrom, laranja e vermelho.
Feito com uma massa específica encontrada em lojas de construção, ele pode ser realçado com a aplicação de uma camada de verniz ou cera incolor, para trazer mais brilho à superfície (uma característica marcante dessa pedra natural).
7. Cimento queimado
Um dos traços marcantes do estilo industrial, a textura de cimento queimado se popularizou muito nos últimos anos. Tradicionalmente, a aplicação é feita com cimento, areia e água, mas exige uma mão de obra especializada para um resultado satisfatório.
Outra opção são as texturas prontas de cimento queimado, que apresentam um bom custo-benefício e fácil aplicação. Essas dicas foram criadas por Lilian Santos, à frente do Revestindo a Casa.