Aprenda a usar a iluminação como truque na decoração
Designer de interiores explica que direcionar a luz é forma de valorizar itens queridinhos na decoração
Sabia que a posição dos refletores e o tipo de iluminação influenciam em como seus móveis e acessórios ficam na decoração? A Flora pretende enfeitar uma parede de sua sala com espelhos e um aparador, mas tinha dúvidas sobre como este conjunto ficaria ao lado das luminárias embutidas. O Terra Decora e o designer de interiores Leo Di Caprio explicam como aproveitar esta luz e torná-la aliada na hora de pensar no ambiente. Confira:
Dúvida:
Preciso de uma dica de decoração sobre o que colocar nessa parede das fotos. A parede tem 1,50 m2 de largura e ali será colocado um aparador/buffet. Minha ideia é colocar um espelho cor bronze nesta parede.
Minha dúvida é se isso fica bom, pois existem três luminárias direcionadas para a parede. Pode ter luminária em direção a espelhos? Se não, quais outras possibilidades ficariam melhor? Papel de parede? Quadros?
Resposta:
Oi, Flora! Realmente, a luz direcionada para um espelho pode gerar efeitos desagradáveis como reflexos em várias direções que podem incomodar as pessoas. Assim, pode-se ou direcionar a luz para outros focos, como para aparador, se for uma peça que queira destacar, ou para objetos sobre o aparador criando um efeito legal sobre ele. Assim, cria-se um ambiente interessante, pois o espelho fica quase como uma “sombra” e as peças ficam com luz focada.
Caso isso não te agrade, sugiro obras de arte na parede ou a colocação de papel de parede e um espelho, o que geraria o mesmo problema da luz focada que teria que ser direcionada para o buffet. Não gosto muito da ideia do papel de parede sem o espelho, pois ficaria um vazio na parede, deixando o papel de parede na função de uma obra de arte ou espelho. Meu voto é para uma obra de arte e um aparador de design legal.