Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Aprenda a usar elementos naturais na decoração

Compartilhar
Exibir comentários

Com a sustentabilidade cada vez mais em alta na mídia e nas conversas do dia  a dia, nada mais natural que tentar aplicar esse conceito à decoração. Uma forma de por isso em prática é utilizar móveis feitos de elementos naturais, como troncos e galhos. A partir de uma árvore, por exemplo, é possível criar diferentes peças: mesas, bancos, esculturas, abajures e até vasos podem sair do caule de uma só espécie.

A mesa de centro da loja Desmobilia, de São Paulo, foi feita com uma fatia de árvore. Informações: (41) 3072-6827
A mesa de centro da loja Desmobilia, de São Paulo, foi feita com uma fatia de árvore. Informações: (41) 3072-6827
Foto: Divulgação: Desmobilia

Hoje existem várias marcas que já fabricam móveis e objetos decorativos feitos de elementos naturais. A vantagem de comprar desses produtores comerciais  é que a madeira é certificada e vem de florestas remanejadas.

Há, no entanto, quem prefira usar a própria criatividade para reaproveitar uma árvore morta ou um pedaço de tronco abandonado. “Já usei uma madeira que encontrei na praia. Guardei, mandei tratar e inseri como objeto de decoração. Ela foi corroída pela água do mar e ficou com um formato interessante. A recuperação foi simples: passei um fungicida, deixei secar e já foi para o aparador. Acabei dando de presente”, conta o arquiteto Marcus Carrasco, de São Paulo.

De acordo com o arquiteto, para que a sua casa não fique parecendo uma caverna, o segredo é fazer um contraponto entre os elementos rústicos e os acessórios clean. “Depende do perfil do morador, tem gente que não gosta. Só usei tora em uma mesa, mas pode fazer balcão, mesa de jantar e banqueta”, explica. “Se a mesa de jantar é de tora, as cadeiras podem ser revestidas de um tecido que contraste com o material, inclusive na cor. Ele pode ser amarelo, laranja ou estampado”, sugere Carrasco.

Já Andréa Prezotto, arquiteta responsável pelo escritório Maria Brasil, de São Paulo, acredita que o uso de materiais diferentes traz equilíbrio ao ambiente. “A tora dá um aconchego maior porque a madeira é um material quente.” Mas esclarece que o uso dessas peças não é um consenso: “Como dão um ar mais rústico, um cliente mais moderno acaba não gostando.”

Andréa também acredita que o negócio é saber dosar e pensar onde colocar a peça. “O ideal é colocar em áreas sociais, como a sala ou, melhor ainda, no terraço. Assim a peça integra a parte externa ao resto da casa.” Na maior parte dos casos as peças feitas de elementos naturais são móveis grandes, que servem também para reunir as pessoas, como uma mesa de jantar com grandes bancos nas laterais ou várias cadeiras.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Seu Terra