Ter ambientes bem iluminados é super importante para valorizar seu projeto e decoração. Possivelmente você se preocupa em deixar seu quarto, cozinha, sala e banheiro claros e belos, certo? Mas e a área externa, lembrou dela na hora de fazer seu projeto luminotécnico? Aqui vamos falar sobre uma peça muito útil para esses locais, as arandelas externas.
Esse tipo de luminária de parede pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa, porém as arandelas externas são feitas com materiais mais resistentes, já que elas ficarão expostas a variações de temperatura e climáticas. Para conhecer mais sobre esse tipo de iluminação, leia nosso texto até o final e confira as inspirações que separamos para você!
Tudo o que você precisa saber sobre arandelas externas
A primeira coisa que você tem que saber sobre a arandela externa é que ela é uma iluminação de apoio e indireta. Ou seja, não dá para depender apenas dela para deixar sua área externa, como corredores, jardins, fachada, varanda, terraço ou áreas de piscina e churrasqueira, super iluminada.
Entretanto, se o que você quer é dar um toque especial e cheio de charme ao espaço, as arandelas externas podem ser a escolha perfeita! Elas proporcionam um tipo de iluminação leve que torna luminoso seu entorno. Por isso, o formato da arandela externa influencia bastante no efeito que será alcançado.
Dependendo do formato das arandelas externa, a luz pode ficar na vertical ou em formato circular, por exemplo. Se elas contarem com dois fachos, então, você terá luminosidade para cima e para baixo ou para os dois lados.
Por serem uma forma de iluminação indireta, as arandelas externas dependem de uma superfície para refletir sua luz. Essa forma de iluminar deixa o ambiente agradável, aconchegante e facilita o uso das áreas externas mesmo durante a noite.
As arandelas externas para muro ou paredes podem também ser usadas para destacar algum detalhe, como plantas, itens decorativos e até mesmo o número da casa, facilitando a identificação da mesma.
Como escolher arandelas externas?
Atualmente é fácil encontrar os mas diversos tipos de arandelas externas para muro e paredes. A variedade de formatos, modelos, estilos, tamanhos e aplicações é mesmo incrível!
Se por um lado toda essa diversidade é algo bom, por outro pode acabar dificultando a escolha do que usar na sua casa. Nossa dica é: pense no estilo de decoração usado no local onde você vai colocar sua arandela externa. Para escolher entre uma arandela externa colonial e arandelas externas modernas, imagine a peça instalada e se questione se ela combina e se adequa ao seu projeto.
Também é interessante pensar se você quer que dar destaque às suas arandelas externas ou não. Afinal de contas, elas podem também ser elementos decorativos. Caso queira destacá-las, prefira um modelo mais chamativo ou em cor diferente da usada no muro ou parede. Caso contrário, dê preferência às mais discretas e em tons mais próximos ao da superfície.
Por fim, antes de instalar sua arandela externa colonial, suas arandelas externas modernas ou a que tiver escolhido, verifique se há tubulações e fiação no local escolhido. Para isso, você precisará consultar a planta da casa ou, caso seja alugado, o dono do imóvel, o condomínio ou ainda a imobiliária.
Mais recomendações para escolher suas arandelas externas