Uma grande parede de ladrilhos hidráulicos é a única coisa que se vê na fachada da casa que o arquiteto Mustafá Bucar criou em um condomínio de Goiânia. Por dentro, o mesmo minimalismo, mas com uma audácia: na sala de estar, as paredes de vidro se recolhem e o ambiente se transforma numa espécie praça acoplada ao pátio interno em frente.
A sala fica no centro do terreno e é o coração da “praça”. Em volta dela, um vão livre com um pátio coberto e outro descoberto. Os moradores, um casal de idosos, procuravam privacidade. O ambiente de lazer é ao ar livre e, ao mesmo tempo, protegido dos olhares de quem passa na rua. “A casa foi criada para ser um refúgio, gosto de propor esse mistério”, conta Bucar.
Para facilitar a circulação dos moradores, toda a construção – que tem ao todo 360 m² – tem apenas um andar. As três suítes ficam ao fundo e possuem portas-janela que se abrem para pequenos jardins íntimos, isolados dos outros ambientes.
Com o objetivo de aumentar a iluminação natural, o arquiteto inclinou o teto da sala e colocou vidros na lateral. O cuidado com os detalhes valoriza a cobertura interior: é toda forrada com ripas de madeira de apenas 3cm de largura cada, colocadas lado a lado.
A madeira cria uma espécie de continuidade entre a sala e os ambientes externos, onde o teto também é forrado. Isso reforça o efeito da “praça”. Nos outros espaços, como a sala de jantar e a cozinha, o forro é de gesso e o p-direito é mais baixo, tem 2,60m.
Para Bucar, sua proposta contraria a lógica da maioria das casas de luxo ao priorizar espaços mais intimistas. “É um projeto mais elegante no traço do que no tamanho”, conclui.
Quando as paredes de vidro se escondem atrás da peça de madeira em que fica a televisão, a sala de estar fica totalmente conectada ao pátio interno da casa criada pelo arquiteto Mustafá Buccar em Goiânia. Informações: (62) 3278-3333
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
A fachada da casa é formada por este grande painel de ladrilhos hidráulicos, que se repete também do lado de dentro
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
O forro de madeira está na sala e também do lado de fora da casa, o que ajuda a conectar o ambiente com o pátio interno
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Apoiada sobre o painel de ladrilhos hidráulicos está a marquise, que se estende 5 metros além da parede
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
A sala de jantar é separada da cozinha pelo armário de madeira, que tem uma parte espelhada, capaz de refletir parte do cenário do pátio
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Um pequeno recuo no teto forma o pátio descoberto, marcado pela simplicidade do banco e da pequena árvore no centro
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Nesta foto, fica claro o ângulo de inclinação do teto da sala de estar. A tesoura de vidro ajuda a iluminar os ambientes internos
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Até três carros podem ficar estacionados na garagem, em frente à casa
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Detalhe da árvore do pátio interno e, no teto, encostado à pilastra, o mecanismo de correr das paredes de vidro
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Os elementos de marcenaria foram executados pelo próprio escritório de Bucar
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Com o objetivo de aproveitar a luz natural, a parede de vidro foi usada também na sala de jantar
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
A casa é dividida em três setores bem definidos: serviço, íntimo e social. A foto mostra o encontro da sala de jantar com a copa. Já o acesso aos quartos se dá através de um corredor de armários, que faz a transição para o setor íntimo
Foto: Paulo Rezende /Mustafá Bucar Arquitetura
Um dos banheiros da casa, em que predominam o rosa e o branco