Arquitetura de Lina Bo Bardi inspira coleção de tapetes
O designer Giorgio Bonaguro é um admirador dos projetos de Lina Bo Bardi. Ele escolheu as linhas do Sesc Pompeia para criar a coleção LBB - com dez peças.
"A arquitetura do Sesc Pompeia é uma obra de arte em tamanho gigante", diz, em ótimo português, o designer italiano Giorgio Bonaguro. Como Lina, Giorgio se identificou com o Brasil desde sua primeira visita e segue estudando a história da nossa arquitetura - tantas vezes influenciada pelo seu país de origem.
O encantamento que ele sempre sentiu pelo Sesc Pompeia agora se transforma em uma coleção de tapetes, lançada pela Punto e Filo, empresa brasileira. É a segunda vez que o designer colabora com a marca.
Um olhar atento para os desenhos sinuosos e as cores delicadas dos tapetes da coleção, batizada de LBB, revelam detalhes do prédio do Sesc. As janelas, em especial, podem ser reconhecidas com facilidade. Cada uma tem seu formato e, de modo estilizados, elas aparecem em alto e baixo relevo na maciez dos tapetes.
A coleção LBB, bem como todas as peças da Punto e Filo, é feita por meio de um processo que mescla trabalho industrial e artesanal. E, como lembra Giorgio, a perfeição das curvas dos desenhos na tapeçaria só é possível com o bordado à mão.
O material, como já vem acontecendo nos demais tapetes fabricados pela marca, é o nylon regenerado, produzido pela Aquafil a partir da retirada de redes de pesca industrial abandonadas no mar.
Veja mais fotos na galeria abaixo: