Árvores de Natal: 5 projetos criativos em hotéis ao redor do mundo
Confira modelos interativos, feitos de aço, pétalas de vidro e projetados por Inteligência Artificial
A árvore de Natal é um símbolo profundamente enraizado na tradição. No entanto, fugir do do conceito tradicional pode ser um desafio, mas estes hotéis de luxo em todo o mundo elaboraram criações únicas, com toques artísticos e inusitados. Confira!
Árvore de balões projetada por IA no The Madrid EDITION
The Madrid EDITION, na Espanha, apresenta uma instalação artística de Coco Dávez, que utilizou inteligência artificial para criar uma árvore de Natal futurista que enfeita a escada em espiral de design no lobby do hotel. A intenção da artista espanhola era magnificar as bolas míticas, fazendo-as parecer que estão consumindo a árvore e dando vida a outra árvore. O resultado é uma árvore de Natal única que ganha vida com uma explosão de 900 balões 100% biodegradáveis, atuando como prelúdio para as festas.
Árvore inspirada em ikebana, no The Capitol Hotel Tokyu
Para uma abordagem decididamente asiática à icônica árvore de Natal ocidental, o Capitol Hotel Tokyu, localizado no coração de Tóquio (Japão), tem a tradição de decorar seu saguão principal com Sōgetsu Ikebana - uma técnica contemporânea e vanguardista de design floral japonês. O hotel de luxo contou com os artesãos da Hana Project para projetar uma instalação de Natal única, apresentando bromélias decoradas com enfeites delicadamente colocadas dentro de uma grande caixa de bambu vermelho, com brotos de bambu dourados intrincados e torcidos saindo em diferentes direções e espiralando ao redor da caixa de bambu ornamental.
Oliveiras interativas no Hotel de Russie de Roma
No coração de Roma (Itália), o Hotel de Russie, o icônico endereço romano da Rocco Forte Hotels, se inspira na oliveira, um verdadeiro símbolo mediterrâneo dos valores do Natal. O luxuoso hotel é conhecido por seu expansivo Jardim Secreto, o único jardim privado de seu tamanho em Roma, e seu compromisso em apoiar as artes. Neste ano, o hotel aprofunda o diálogo entre arte e natureza com um projeto do artista de luz Marco Nereo Rotelli, do laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, Dr. Riccardo Valentini, e a equipe de cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).
O hotel se transforma em um teatro com um olival encantado, onde oliveiras são adornadas com versos de poetas contemporâneos internacionais em homenagem à natureza. As árvores interagem quando os hóspedes se aproximam, comunicando seu estado de ser e reagindo à presença humana emitindo cores, proporcionando uma experiência verdadeiramente única. Essa interação é possível por meio de sensores reativos dinâmicos nas árvores, uma tecnologia desenvolvida em parceria com a Fondazione Panda, o Professor Valentini e sua equipe de pesquisa.
Árvore de Aço no Tivoli Mofarrej São Paulo
A inspiração para a Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej São Paulo deste ano veio da própria arquitetura do hotel. O projeto idealizado pelo artista Bruno Simões foi inspirado nas icônicas janelas em concreto pré-moldado que dão vista para todo o skyline de São Paulo. A árvore de Natal se forma por sucessivos losangos que escalonam até a ponta para, então, formar uma estrela que coroa a árvore e respeita esse mesmo princípio de dobras arqueadas.
Para respeitar a força bruta desta edificação, foi realizada a escolha por trabalhar unicamente com o aço - eterno companheiro do concreto, que permite criar uma estrutura firme e ao mesmo tempo elegante. A textura rústica do aço prateado contrasta com o brilho intenso da estrela dourada do topo, que dialoga por sua vez com o projeto de interiores do lobby do hotel. A Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej São Paulo faz parte do Tivoli Art, projeto que desde 2016 traz criações de artistas nacionais e internacionais para os ambientes do hotel.
Árvore de pétalas de vidro no Villa Igiea, em Palermo
O Villa Igiea (Palermo, Itália), fundado pela família siciliana Florio, celebra o savoir-vivre da Belle Époque numa perspectiva contemporânea, em parceria com a Maison Perrier-Jouët, a icônica produtora de finos champanhes desde 1811. O movimento Art Nouveau e a natureza servem como fontes primárias de inspiração para uma nova expressão do símbolo tradicional do Natal, com a instalação de arte temporária "Hypernature" da artista britânica Bethan Laura Wood.
Encomendada pela Maison de champagne Perrier-Jouët, a delicada árvore com pétalas de vidro foi inspirada na experiência da artista pela região de Champagne, na França, e expressa a exuberância e a liberdade criativa que marcaram o movimento Art Nouveau, o qual floresceu por toda a Europa no final do século XIX, abrindo caminho para a arte de vanguarda do século XX. Os hóspedes também podem desfrutar de três coquetéis exclusivos preparados com os champanhes Perrier-Jouët Blason Rosé e Perrier-Jouët Grand Brut.