Banheiro ganha personalidade com papel de parede desenvolvido por IA
Profissionais destacam o uso de tecnologia e restauração histórica em ambiente no Morar Mais Rio
A designer de interiores Mariana Ribeiro e seu sócio, o arquiteto e paisagista Pedro Siqueira, assinam o Lavabo dos Arcos na mostra Morar Mais Rio 2023. O projeto tem como conceito a fusão entre tecnologia e restauração histórica de um ambiente, apresentando uma abordagem que enriquece o espaço, mas serve a um propósito social. É também um espaço funcional que permanecerá na casa após o término da exposição.
Localizado em um casarão histórico com arquitetura semelhante à portuguesa, o local se destaca pelos arcos e uma vista panorâmica para o Cristo Redentor. Integrando a tecnologia de maneiras pontuais, os sócios aplicaram elementos modernos e históricos, trazendo um toque de brasilidade e uma conexão com a natureza da Floresta da Tijuca.
"Ao redesenhar os arcos e utilizar papel de parede desenvolvido com inteligência artificial, conseguimos criar uma atmosfera tropical que ecoa a essência carioca", conta.
Uma das inovações deste ambiente é o uso de papel de parede produzido com a ajuda da inteligência artificial, fornecido pela STICKDECOR. "A colaboração entre a criatividade humana e a inteligência artificial foi impressionante, e o resultado é um modelo de papel de parede verdadeiramente único", diz Thiago Cunha, criador do produto. Além disso, o produto é eco-friendly, podendo ser facilmente removido sem causar danos às paredes.
A bancada é revestida com vinílico adesivo, 100% lavável. O espelho original foi preservado e restaurado, mantendo a autenticidade histórica do espaço. Além disso, a porta original foi mantida, contribuindo para a identidade do local. A escolha de fragrância de tangerina, uma característica brasileira, contribui para uma experiência sensorial para os visitantes.