As cabeceiras são a tendência do momento nos quartos. Emoldurando a cama, elas trazem um charme especial ao ambiente e podem ser o toque final para compor a decoração.
Segundo a arquiteta Patrícia Penna, do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, "ela agrega personalidade e aconchego. Colocando-a junto de uma colcha bonita, uma roupa de cama interessante e uma persiana ou uma cortina, o quarto ganha uma nova camada e deixa de cumprir só uma função técnica de dormitório, passando a ser um ambiente mais gostoso. A cabeceira ambienta esse espaço e deixa ele mais aconchegante."
Patrícia explica que a cabeceira tem, essencialmente, duas funções: proteger e resguardar a cama e a cabeça do indivíduo, criando um anteparo entre ele e a parede; e a segunda função é estética. Porém ela traz algumas vantagens adicionais.
"A cabeceira ajuda a delimitar a área da cama, contribui no isolamento térmico entre cama e parede quando é de tecido, além é claro, de trazer o aconchego para o ambiente."
Principais tipos de cabeceira
São vários os modelos e materiais que podem compor uma cabeceira, dos mais arrojados até os mais simples. Elas não precisam necessariamente serem fixas, existem opções para camas box e camas soltas.
paula muller
Cabeceira de marcenaria
Clássicas e versáteis, as cabeceiras de marcenaria podem ser painéis de MDF, revestidos ou não, ou até mesmo ripas e lambris. Elas conferem uma estética clean e elegante.
Cabeceira estofada
As cabeceiras estofadas aumentam a sensação de conforto, oferecendo linhas mais curvas para o entorno da cama. Para quem gosta de ler encostado na cama ou tem alergias, a dica da arquiteta é escolher um modelo que permita a higienização.
"Se o morador gostar de encostar as costas na cabeceira para ler, é bacana pensar em uma cabeceira com zíper para tirar e lavar ou optar por um material resistente, como couro sintético.", explica.
Cabeceiras altas
As peças podem ir de uma altura de 1,20-1,25m ou cobrir toda a superfície, até o forro.
Cabeceiras diferentes
Sempre há espaço para a criatividade na decoração!
Como escolher a melhor cabeceira para seu quarto?
A dica da arquiteta é considerar suas necessidades, gostos e espaço disponível.
"A melhor cabeceira é aquela que melhor irá atender os desejos do morador(a). A partir disso, deve-se entender a função que a cabeceira precisa cumprir, compreendendo o contexto que ela está inserida, entendendo as limitações de material e distância.
Por exemplo, num quarto pequeno, uma cabeceira mais fina, só com uma espuma para tirar aquela dureza da parede e um tecido, é suficiente para deixar o espaço mais acolhedor", afirma Patrícia.