Casa de 250 m² ganha iluminação zenital na sala de jantar
O escritório Inovando Arquitetura assina projeto no interior de São Paulo para cliente aproveitar a aposentadoria
O escritório Inovando Arquitetura, formado pela dupla de arquitetas Ingrid Ovando Zarza e Fernanda Bradaschia, assina esta casa de 250 m² em Cabreúva, no interior de São Paulo. O endereço em um condomínio foi escolhido pela cliente para ser seu lar depois da aposentadoria.
Para a remodelação do layout original da casa, o Inovando Arquitetura se baseou em um hábito chave da família: tomar café da manhã na cozinha. Dentre as soluções desenvolvidas, o escritório ampliou o ambiente e proporcionou sua integração com o uso de uma ilha e mesa para refeições.
"Além disso, aumentamos a iluminação por meio da adição de forro de gesso, assim como alteramos as esquadrias com o objetivo de criar aberturas mais amplas nas janelas" comenta a Ingrid Ovando Zarza.
Soluções de luminosidade também foram estendidas para o restante da residência: além da mudança de esquadrias de toda a casa, uma abertura zenital criou uma maneira eficiente de atrair luz natural para um jardim interno subutilizado, permitindo, assim, sua transformação em uma sala de jantar.
Outro foco do projeto foi a readequação de um espaço na sala para introdução de um home office integrado com o restante da casa. "Por fim, mudamos também o layout dos móveis para criar outros ambientes mais flexíveis e funcionais" explica Fernanda Bradaschia.
Na cozinha, o destaque é o uso de revestimentos e marcenaria com cores neutras. Além de proporcionar um ambiente com ar mais tranquilo, o foco das cores fica na paisagem do jardim que invade o ambiente através das grandes janelas. E, como a cliente tem como hobby a arte de pintar quadros, as profissionais também pensaram em espaços especiais para que ela pudesse expor suas obras.