Casa de diarista na Vila Matilde ganha prêmio de arquitetura
O orçamento era curto e o prazo, apertado. Mas o escritório Terra e Tuma topou o desafio e entregou a casa a Dalvina Ramos em seis meses
A casa da diarista Dalvina Borges Ramos, de 74 anos, acaba de ganhar o prêmio internacional “Building of the Year 2016” (melhor construção do ano), do site especializado ArchDaily. Situada na Vila Matilde, zona leste de São Paulo, a casa foi projetada pelo escritório Terra e Tuma. A pegada moderna fica por conta do uso de materiais como vidro e concreto e o visual minimalista.
Os arquitetos contam no site que foram procurados pelo filho de Dona Dalvina em 2011. "O jovem nos procurou para ver a possibiidade de projetar a casa da mãe dele, uma pessoa de poucas posses que vivia em uma casa com problemas estruturais e sanitários".
O orçamento era curto (R$ 150 mil) e o prazo, apertado. Dona Dalvina tinha de se mudar para um local alugado durante a obra e acabaria por gastar suas economias se o processo durasse muito tempo.
Os arquitetos usaram sua experência com blocos de concreto aparente e levantaram a nova casa em seis meses.
No primeiro piso ficam sala de estar, lavabo, cozinha, lavanderia e a suíte. Um patio com jardim conecta os ambientes, fornecendo muita
luz e ventilação. No segundo piso fica um quarto extra. Um jardim foi instalado na lage.
O projeto é assinado por Danilo Terra, Pedro Tuma, Fernanda Sakano, Bruna Hashimoto, Giulia Sofia Galante, Jéssica Zanini, Lucas Miilher, Zeno Muica.