Casa no litoral gaúcho une brutalismo do concreto à elegância da madeira
Arquiteto Cadu Mayresse assina projeto de 413 m², concebido para ser um reduto de lazer e muita convivência
No litoral gaúcho, esta casa de 413 m² alia o brutalismo do concreto aparente à elegância do trio madeira, vidro e pedra. Desde o início, o projeto de casa de praia para uma família foi concebido para ser um reduto de lazer e muita convivência.
"A Casa do Mar representa tudo o que a gente acredita como arquitetura contemporânea: super iluminada, ampla e com muita personalidade nos materiais. A pedra natural, a madeira e o concreto aparente surgem misturados ao jardim que temos em volta. O resultado proporciona total integração dos ambientes internos com o externo", conta Cadu Mayresse, autor do projeto.
Além disso, a residência é iluminada, com total integração entre área social e da piscina. Há grandes vãos e balanços e esquadrias minimalistas com fechamento em vidro, por onde se vê a escada helicoidal. Esta, por sua vez, está posicionada sobre um espelho d'água como se fosse uma obra de arte para dar boas-vindas a quem chega.
"Em resumo, a Casa do Mar é o resultado de uma volumetria e materialidade brutalistas. Ao mesmo tempo, temos aspectos leves e aconchegantes", completa o arquiteto.
Na fachada do piso superior, um ripado de madeira envolve todo o exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira e, aberto, permite luz natural em abundância nas suítes.