Cerca Viva: Separe os Ambientes com Plantas Bonitas e Funcionais
Você sabia que a cerca viva valoriza caminhos, separa ambientes e soluciona problemas de privacidade e segurança?A cerca viva é escolhida de acordo com a função ou a necessidade da área de implantação.
Existem inúmeras finalidades para a cerca viva como a ornamental, a quebra-vento, delimitação de espaços e criação de áreas sombreadas.
As plantas grandes são utilizadas como quebra-vento, pois impedem as rajadas de vento e também ajudam na redução da poluição. Essas plantas de grande porte como o eucalipto, pinus, ligustro-brilhante, flamboyant-de-jardim e grevílea são ótimas para delimitarem áreas.
Plantas para cerca viva
As plantas para cerca viva de médio porte são ótimas para a segurança e a privacidade de áreas e ainda tem um efeito decorativo muito importante. Antes do plantio é recomendado conhecer as características de cada planta.
Dica: Um exemplo de planta que pode prejudicar os pisos, paredes e estruturas é o fícus que possui raízes agressivas.
Conheça plantas de porte médio para cerca viva
As plantas mais utilizadas para cerca viva de porte médio são: A maricá, jambolão, hibisco, sansão do campo, murta, cedrinho e hibisco. Uma cerca viva de hibisco necessita de um solo preparado com terra adubada a cada seis meses. Para obter em pouco tempo um fechamento adequado, o plantio deve ser feito por 3 mudas em um metro linear.
O hibisco é uma planta rústica que floresce o ano inteiro, de fácil manutenção e fornece belíssimas flores. É uma planta de crescimento rápido que facilita as podas.
Cerca viva com flores
A cerca viva substitui muros de alvenaria e embeleza com as suas flores coloridas.
Você pode se inspirar na cerca florida para enfeitar e solucionar vários problemas de seu jardim, varanda de casa ou apartamento. Confira abaixo alguns exemplos de cerca viva com flores.
Tipos de Cerca Viva
Cada cerca viva pode atender diferentes necessidades e são executadas de pequeno, grande e médio porte em diversos tipos de clima. A cerca de pequeno porte atinge uma altura de até 4 metros e são ideais para evitar a passagem de ruídos e poeira. É uma cerca viva frondosa e densa que pode ser podada sem grandes problemas.
Um bom exemplo das cercas vivas pequenas são as formadas por azaléias que vão até 2 metros de altura.
A cerca viva de grande porte é ideal para dividir grandes terrenos, aterros e outras grandes áreas. Esse tipo de cerca pode atingir 10 metros de altura, mas isso dependerá da espécie. Os podocarpos são plantas utilizadas para cerca de grande porte e podem superar até 20 metros de altura, caso não sejam podadas.
Cerva viva em varanda
Você sabia que não é necessário ter um grande espaço em casa para ter uma cerca viva?
A cerca viva pode ser feita na sua varanda utilizando vasos, redes ou telas. Uma das vantagens da cerca em varandas é que as plantas ajudam a quebrar o vento e impedir o excesso de raios de sol.
Veja alguns exemplos de cerca viva em varandas:
Veja + 16 ideias de cerca viva para você utilizar de diversas formas
A cerca viva é usada em larga escala no paisagismo de casas, condomínios, sítios e fazendas. Essas plantas costumam ser implantadas como uma opção sustentável para os muros de alvenaria.
Você está procurando por cerca viva para a sua casa? Confira + 16 ideias!