Com lugar garantido no mundo fashion, o mix de estampas invadiu os projetos de casa, apartamentos e escritórios. (Projeto: Denise Monteiro)
Foto: Divulgação
Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente. (Projeto: IH Designer)
Foto: Divulgação
A ideia tem como príncipio levar modernidade e cores para qualquer ambiente, desde o quarto, até a cozinha e o banheiro. (Projeto: Fabiana Gimenez de Moura)
Foto: Divulgação
No quarto das crianças a ideia também é válida e pode ser ainda mais ousada. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras, explica a expert Sandra Lemes Marchioreto, gerente da loja de papeís de parede, Bucalo. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Uma forma de colocar a tendência em prática são os papeis de parede estampados, que estão muito em alta. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Algumas empresas já vendem opções de duas ou mais estampas combinadas. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Além das paredes, estampas em flores, animal print, geométrico, campestres, grafismos ou listras, podem ganhar espaço em objetos maiores como poltronas e sofás. (Projeto: IH Designer)
Foto: Divulgação
Mas também valem em elementos menores, como almofadas, luminárias, tapetes, edredons, fronhas, enfeites, quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente. Neste caso, o papel de parede foi combinado com o abajur em animal print. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Optar por detalhes menores, facilita a troca da decoração com mais frequência. Como neste projeto, que investe no tapete e nas almofadas. (Projeto: Fabiana Gimenez)
Foto: Divulgação
Tapete, almofada e papel de parede também deram o tom desta outra sala. (Projeto: IH Designer)
Foto: Divulgação
E qual o segredo para manter o ambiente alinhado, elegante, agradável e moderno? Uma dica é ter uma estampa mais chamativa, as demais mais retilíneas com menos informações, explica a arquiteta Fabiana Gimenez. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Outro ponto de extrema importância é manter as cores alinhadas. Neste projeto, o papel de parede e as almofadas têm estampas diferentes, mas ambos na cor roxo. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Este quarto mistura três estampas diferentes, todas com toque em azul. (Projeto: IH Designer)
Foto: Divulgação
Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo. (Projeto: IH Designer)
Foto: Divulgação
Algumas combinações são clássicas e, para quem ainda não se se sente à vontade em ousar, pode ser um começo. (Projeto: Fabiana Gimenez)
Foto: Divulgação
As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos, explica a arquiteta Denise Monteiro. (Projeto: Denise Monteiro)
Foto: Divulgação
Ela comenta ainda que além de tornar o ambiente mais agradável, as estampas também têm o poder de aumentar ou diminuir o espaço. Da mesma forma que as listras são usadas na moda também vale na decoração. Na horizontal, dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, e na vertical, dão a sensação de maior altura, explica. (Projeto: Denise Monteiro)
Foto: Divulgação
Depois de escolhidas as estampas, é preciso testar para ver como ficam no ambiente. Começar aos poucos, escolhendo as almofadas, por exemplo, pode ser uma boa ideia. (Projeto: Fabiana Gimenez)
Foto: Divulgação
E, o único deslize possível é pesar demais nas proporções. Cuidado para não ficar com cara de bagunçado, nem poluído visualmente. (Papel de parede: Bucalo)
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
As tendências, sejam elas quais forem, estão cada vez mais integradas e, na decoração isso não é diferente. Com lugar garantido no mundo fashion, o mix de estampas invadiu os projetos de casa, apartamentos e escritórios. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.
A ideia tem como príncipio levar modernidade e cores para qualquer ambiente, desde o quarto, até a cozinha e o banheiro. “Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras”, explica a expert Sandra Lemes Marchioreto, gerente da loja de papeís de parede, Bucalo.
Uma forma de colocar a tendência em prática são os papeis de parede estampados, que estão muito em alta e, em grande parte, são parte fundamental desta novo movimento. Algumas empresas já vendem opções de duas ou mais estampas combinadas.
Além das paredes, estampas em flores, animal print, geométrico, campestres, grafismos ou listras, podem ganhar espaço em objetos maiores como poltronas e sofás. Mas também valem em elementos menores, como almofadas, luminárias, tapetes, edredons, fronhas, enfeites, quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente. Optar por detalhes menores, facilita a troca da decoração com mais frequência.
Alinhe as cores
E qual o segredo para manter o ambiente alinhado, elegante, agradável e moderno? “Uma dica é ter uma estampa mais chamativa, as demais mais retilíneas com menos informações”, explica a arquiteta Fabiana Gimenez.
Outro ponto de extrema importância é manter as cores alinhadas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo.
Combinações
Algumas combinações são clássicas e, para quem ainda não se se sente à vontade em ousar, pode ser um começo. “As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos”, explica a arquiteta Denise Monteiro.
Ela comenta ainda que além de tornar o ambiente mais agradável, as estampas também têm o poder de “aumentar” ou “diminuir” o espaço. “Da mesma forma que as listras são usadas na moda também vale na decoração. Na horizontal, dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, e na vertical, dão a sensação de maior altura”, explica.
Depois de escolhidas as estampas, é preciso testar para ver como ficam no ambiente. E, o único deslize possível é pesar demais nas proporções. Cuidado para não ficar com “cara de bagunçado”, nem poluído visualmente.
<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/iframe.htm">veja o infográfico</a>