Como escolher a panela certa: confira os prós e contras de cada modelo
A escolha do item principal da cozinha exige mais atenção do que você imagina!
Todo mundo sabe que adquirir um conjunto de panelas não é barato, certo? Alguns fatores devem ser levados em consideração para que você possa escolher a panela certa para utilizar no dia a dia - e vão muito além da estética. Os modelos variam bastante quanto à rapidez do aquecimento, preservação do calor, tempo de cozimento e uso de gordura. Além disso, certos materiais são capazes de liberar substâncias nocivas à saúde.
"Se pensarmos que um alimento, ao ser cozido por muito tempo, perde parte de seus nutrientes, podemos concluir que as panelas que são aquecidas mais rapidamente e conservam mais o calor reduzem a perda nutricional", diz a nutricionista Natália Vignoli. Para que não restem dúvidas, listamos todos os prós e contras de cada tipo de panela. Saiba mais!
Características de cada material para escolher a panela certa
Ferro
Vantagens: tem a capacidade de liberar o mineral ferro para os alimentos, é de baixo custo, mantém o calor da preparação e é de fácil limpeza.
Desvantagens: é pesada, demora para esquentar e o material da panela pode interferir na cor e no sabor da comida.
Alumínio
Vantagens: leve, aquecimento rápido, baixo custo e boa aparência.
Desvantagens: a comida gruda facilmente, não mantém o aquecimento e ainda libera alumínio, substância encontrada em pacientes com doenças degenerativas no sistema nervoso.
Teflon
Vantagens: não libera metais nocivos e dispensa o uso de gordura nas receitas.
Desvantagens: exige alguns cuidados especiais. Uma dica para manter a panela bem cuidada e proteger a superfície antiaderente é usar a parte mais macia da esponja na hora da lavagem.
Barro
Vantagens: bom custo-benefício, mantém o alimento aquecido e é mais versátil, já que pode ser usada tanto no forno quanto sobre a chama do fogão.
Desvantagens: pesada, aquecimento lento e os alimentos aderem facilmente à panela.
Inox
Vantagens: bonita, durável, mantém o calor das preparações e pode ser usada para armazenar alimentos.
Desvantagens: alto custo, aquecimento lento e libera níquel nas primeiras vezes de uso. O ideal é ferver água por 3 vezes antes de utilizar a panela nova para cozinhar.
Vidro
Vantagens: bonita, rápido aquecimento, livre de intoxicação por metais e pode ser usada para guardar os alimentos.
Desvantagens: tem preço menos acessível, é frágil e queima o alimento com mais facilidade.
E aí, conseguiu escolher qual é a panela certa para as suas necessidades e estilo de vida? Para descobrir novas receitas e arrasar na culinária, acesse o portal Guia da Cozinha!
Consultoria: Natália Vignoli, nutricionista | Texto: Felipe Ohno | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha