Como pintar a parede? Veja 8 truques que irão renovar a sua casa
Aprenda formas de pintar a parede para conseguir transformar a decoração dos ambientes de um jeito prático
Pintar as paredes de casa é uma maneira simples e eficiente de dar uma repaginada em diferentes ambientes. Além de decorar, a pintura pode despertar sensações relacionadas a dimensão do espaço, bem como influenciar no humor.
Por isso, antes de partir para a mudança, vale analisar a proposta de cada cômodo. Pensando nisso, o habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, traz ideias e dicas de pinturas de parede, que podem auxiliar no processo de escolha. Confira!
Ambientes pequenos
Ao pintar as paredes de cômodos pequenos, aposte somente em um tom. Utilize cores claras e neutras, principalmente a cor branca, pois além de serem capazes de aumentar a sensação de amplitude dos ambientes, elas também ajudam a difundir a luz, contribuindo para a iluminação do espaço.
Pintura decorativa
Alguns ambientes, apesar de contarem com móveis bonitos e estarem bem decorados, ainda passam a sensação de estar faltando algo. Neste caso, a pintura decorativa das paredes pode ajudar, já que é possível conseguir diferentes efeitos.
Por meio desta técnica, é possível criar diferentes contrastes, padrões e formas para destacar o ambiente, além de harmonizar com a decoração. Entretanto, recomenda-se que ela seja feita por um profissional especializado.
Aumentar o pé direito
A pintura de parede pode ser utilizada para criar a sensação de que o teto é mais alto do que realmente é. O efeito pode ser alcançado aplicando uma cor em dois terços da parede, na parte baixa, e para a parte superior aplicar a mesma tinta do teto criando, assim, a sensação de que o teto é mais alto.
Pintura para pé direito alto
Assim como os tetos muito baixos, os tetos altos também podem gerar um certo desconforto se a decoração não for bem planejada. Para criar a falsa sensação de que ele é mais baixo, basta aplicar uma tinta mais escura no teto e uma mais clara nas paredes.
Ambientes alongados
Ambientes muito alongados podem passar a sensação de túnel, o que pode ser desconfortável para algumas pessoas. Para diminuir essa impressão, pinte a parede mais afastada com uma cor mais escura e, as mais próximas, com cores mais claras. Isso fará com que a parede mais escura pareça mais próxima.
Ambientes estreitos
Apenas com a pintura, também é possível criar a sensação de alongamento e amplitude em ambientes mais curtos e estreitos como corredores. Para criar esse efeito, crie listras horizontais em todo o comprimento da parede utilizando cores claras, que ajudam a iluminar o espaço.
Combinação de cores
A combinação de cores intensas e neutras pode mudar completamente um ambiente. Assim, busque o equilíbrio e use uma cor com personalidade em uma parede e cores neutras nas outras. A cor neutra não é, necessariamente, o branco. Tons de cinza e beges podem criar um destaque interessante no ambiente.
Tinta fosca ou acetinada
O acabamento e os tipos de pintura também são importantes e devem ser observados antes de pintar as paredes da casa. Tintas com acabamento fosco, por exemplo, tendem a disfarçar imperfeições das paredes e podem deixar os ambientes mais aconchegantes, porque absorvem mais luz.
Mas, se o seu objetivo é refletir mais luz e ainda ter paredes resistentes e laváveis, então o ideal é realizar a pintura com a tinta acetinada ou semibrilho. Antes, no entanto, é aconselhável realizar um teste em uma área pequena da parede para encontrar a cor ideal.