Como plantar manacá-da-serra em vasos
É possível cultivar essa espécie vistosa mesmo em apartamentos pequenos. Saiba como plantá-la em vaso e que cuidados se deve ter:
Direto da Mata Atlântica brasileira, o manacá-da-serra é uma das maiores plantas domésticas e pode chegar até 12 metros de altura.
Também conhecida como cuipeúna, jacatirão ou manacá-da-serra-anão, a espécie pode ser explorada em muitos projetos de paisagismo e possui a vantagem de não ter raízes agressivas, sendo perfeita para vasos ou para ser plantada diretamente no solo, em seu jardim ou em praças e calçadas.
As folhas do mancá-da-serra são verdes escuras e suas flores são em uma coloração gradativa que varia entre o rosa e o lilás. Em tons vibrantes, as flores se destacam no jardim, sendo uma ideia maravilhosa para dar as boas vindas a quem chega em casa.
Como dito, a espécie de grande apelo paisagístico pode ser plantada em solo, mas quem mora em apartamentos pequenos também pode usufruir de sua beleza. É possível plantá-la em vasos. Confira como:
Como plantar manacá-da-serra em vaso
Separe uma muda de manacá-da-serra saudável e vistosa e adquira um vaso médio ou grande para não impedir o seu crescimento. Compre um substrato arejado e rico em matéria orgânica. Prepare-o misturando uma parte de terra comum e duas partes de areia.
Depois, reserve pedras, seixos ou argila expandida para drenagem, recorte um pedaço de geotêxtil (tecido para drenagem) e adquira também cascas de pinus.
Para montar o vaso, é simples: coloque as pedras no fundo e cubra com o retalho de geotêxtil. Em seguida, preencha o vaso até a metade com o substrato. Centralize a muda no vaso e complete com o substrato até dois dedos abaixo da borda. Por último, coloque as cascas de pinus sobre o substrato.
Cuidado para não deixar o manacá-da-serra receber luz solar direta por uma semana - depois deste período, você está livre para deixá-lo em um lugar iluminado e arejado.
Quanto às regas, saiba que a espécie requer bastante umidade. Por isso, vale deixar sempre a terra úmida e observar quando as flores e folhas estiverem murchas. No verão, a rega precisa ser diária.
*Via Tua Casa e Viva Decora