Conheça alternativas para trocar encanamentos de ferro
Manchas na parede, descolamento de tinta e azulejos, mau cheiro e grandes saltos no valor da conta de água podem indicar a existência de vazamentos em sua casa. A situação pode ser ainda mais preocupante caso o imóvel seja antigo e conte com um encanamento de metal. Nesses casos, é importante saber avaliar a necessidade de realizar a troca de todo o sistema de distribuição, uma obra que traz bastante transtorno e tem um alto custo.
Mário Borba, sócio da empresa Canumã, especializada em detecção de vazamentos, explica que os encanamentos antigos mais comuns são os de ferro galvanizado. Segundo ele, o problema desse material é que ele pode enferrujar tanto na parte externa quanto por dentro, e a melhor forma de saber em qual estado o material se encontra é abrir uma parte da parede e verificar a situação do cano.
"O problema é que quase ninguém faz isso, então a pessoa precisa ficar atenta para algum sinal de vazamento, como o aparecimento de manchas na parede, especialmente do banheiro, e uma alta inexplicável no valor da conta de água", diz.
Caso o encanamento esteja enferrujado por dentro, além do risco de vazamento, a água também pode ter sua qualidade comprometida, com alterações na cor e no sabor. No entanto, os canos de ferro não significam necessariamente um problema. Borba conta que já vistoriou imóveis com mais de 40 anos que jamais apresentaram ocorrências na instalação hidráulica. "Isso depende de muitos fatores, como a qualidade do ferro utilizado e a umidade do terreno", afirma.
Hora de trocar
Caso um exame indique que os canos estão comprometidos, ou mais de um vazamento surja na residência, então a única opção pode ser mesmo a substituição de todo o encanamento. Nesse caso é melhor estar preparado, pois se trata de uma obra cara e que vai demandar quebras em locais como cozinha e banheiro. Mais do que isso, no caso de imóveis antigos, pode ser necessária a substituição de todo o revestimento desses cômodos, pois dificilmente o proprietário terá azulejos suficientes para a reposição.
A substituição pode se dar pelo PVC, que é um material barato e de boa qualidade, ou por tubos PEX, uma espécie de mangueira reforçada que tem como vantagem a flexibilidade. "Uma alternativa para evitar as quebradeiras é montar uma rede externa e desativar a que passa dentro da parede. Isso é mais comum na Europa, por conta do frio, e barateia bastante os custos da obra, mas não são todos que gostam do resultado estético", opina Luiz Alberto Miranda Nunes, especialista em serviços hidráulicos.
Já Borba recomenda a passagem do novo encanamento entre a laje e uma camada de gesso, pois assim os novos vazamentos serão identificados rapidamente e uma futura intervenção poderá ser executada com maior facilidade. "Isso é mais comum em apartamentos, mas também pode ser feito em casas. E acaba ficando esteticamente agradável também", finaliza.
PrimaPagina
Especial para o Terra