Com a popularização das cozinhas integradas, o cômodo ganhou protagonismo como um local de socialização e convívio. Sendo assim paletas de cores mais alegres e decorações mais arrojadas também começaram a aparecer nos projetos.
Em especial as tonalidades verde e azul, muito apreciadas e usadas pelo arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, despontaram como tendência.
"Em tempos passados, a intensidade era a tônica das cores nos projetos, mas hoje a proposta não é a de pesar, mas sim de trazê-las sob medida, com um 'que' de descrição e vivacidade", analisa o arquiteto. De acordo com ele, o entendimento é simples: se as paredes receberem revestimentos de tons intensos, os móveis seguirão uma linha mais neutra, com uma paleta mais clara ou tons de amadeirado. "Ou vice-versa", complementa.
Como ponto de partida, o profissional afirma que é necessário quebrar o paradigma do medo que ainda paira sobre cozinhas coloridas. "O receio é recorrente e compreensível. Por isso, sempre ressaltamos para nossos clientes que, antes de inseri-las, fazemos um estudo para entender as cores que combinam com aquele estilo de projeto. O caminho é acompanhar as orientações do círculo cromático e as indicações existentes dentro da psicologia das cores, principalmente para esse espaço", orienta.
Veja o que o azul e o verde transmitem, segundo o livro Psicologia das cores, de Eva Heller:
Verde
Além de sua óbvia conexão com a natureza, o verde também é relacionado a outros elementos e sentimentos, como esperança, fertilidade, credibilidade e frescor. Embora seja resultado da mistura de duas cores primárias, o azul e o amarelo, na psicologia das cores é considerada primária, pois é elementar na nossa vivência e simbologia. Não é considerado quente nem frio, mas no meio destes extremos, sendo uma cor cada vez mais apreciada com o passar da idade.
Azul
O azul é a cor apontada como predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres entre as duas mil pessoas entrevistadas para o livro. Quando junto de outras cores, o tom aparece associado apenas a sentimentos bons, o que talvez justifique ser tão querido. Entre os sentimentos associados ao azul estão a simpatia, harmonia, amizade e confiança. No décor, é associado a ambientes frios, devido seu efeito calmante, se adequando bem aos quartos e espaços de descanso e relaxamento.
Confira inspirações de cozinhas contemporâneas verdes e azuis: