Como deixar sua casa mais fresca no calor sem fazer reforma
Confira truques como tirar as lâmpadas incandescentes, forrar sofás com tecidos leves, espalhar plantas e posicionar corretamente o ventilador
Com as temperaturas cada vez mais altas e os níveis de reservatórios de água cada vez mais baixos, truques caseiros para se refrescar e refrescar o ambiente podem ser a melhor opção para sobreviver a um dos verões mais tórridos dos últimos tempos.
Troque as lâmpadas
Se a sensação térmica já é a de porco no rolete, por que deixar o ambiente ainda mais quente? Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes, o nome já diz, produzem também calor. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED – são mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.
Tecidos leves
Se o revestimento do sofá ou da poltrona é quente, como veludo, ou não absorve o suor, como o couro, o ideal é cobri-lo com uma capa ou manta feita de material mais leve e agradável ao tato, como o algodão ou seda.
Tudo branco
Paredes e cortinas brancas mais refletem do que absorvem luz. Sozinhas, não refrescam o ambiente, mas ao menos evitam que ele esquente ainda mais.
Barre a luz
O ideal é que as cortinas sejam leves e vazadas, para que a tão esperada brisinha entre mais facilmente.
Nos cômodos em que o sol incide diretamente, feche o blecaute. O ideal é que a parte virada para fora seja branca, assim, a luz não é absorvida na forma de calor. Outra solução é colar uma película reflexiva no vidro, como as usadas nos carros. O sol bate e volta.
Para locais sem insolação direta, uma estratégia para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.
Ventiladores
Os ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem circular o ar. Ao anoitecer, quando a temperatura externa costuma ser menor que a interna, o aparelho pode ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para o lado de fora. “Assim, ele empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro”, explica arquiteto e paisagista Marcelo Faisal.
Achou pouco? Na falta de um ar-condicionado, o jeito então é “turbinar” o ventilador. Deixe-o voltado para as pessoas e ponha uma tigela com gelo ou uma garrafa d’água na frente dele. O vento vai difundir o ar gelado. Cuidado para que o gelo não entre em contato com o fio.
Espelho d’água
Espalhar bacias d’água pela casa funciona de verdade. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Elas podem ficar embaixo da cama, para evitar acidentes. Troque a água diariamente – não vai querer transformá-las em criadouro do mosquito da dengue, né?
Uma opção mais bonita às bacias d’água são as fontes. A maioria delas funciona com eletricidade e não há necessidade de instalação, basta comprar e ligar. “Pequenas fontes d’água refrescam o ambiente, criando um microclima mais agradável. Além disso, elas promovem o relaxamento”, afirma Faisal.
Óleos essenciais
Alguns aromas trazem a sensação de frescor. A paisagista Marizeth Estrela, especializada em jardinagem orgânica e Feng Shui, recomenda óleos ou essências de limão, eucalipto ou menta. “Não pode colocar óleo essencial na fonte, porque isso trava a bomba. Mas pode-se acrescentar algumas gotas à água e passar um pano úmido no chão. Ou misturar à água e colocar em um vasilhame com spray, como aqueles usados para passar roupas, e borrifar no ar algumas vezes por dia.”
Cantinho verde
Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. “Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco”, explica a paisagista.
Funciona tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto. Se o morador optar por fazer a “área verde” perto da janela, deve escolher plantas que gostam de muita luz, como orquídea, fícus, ráfis, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena.
Outra opção é usar plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio. Preencha o vaso com pedrinhas, como ametista ou argila expandida. Para ficar ainda mais bonito, recorra a um gel especial para jardinagem, que vem em várias cores. Ele permite a evaporação da água, mas impede que sejam formados criadouros do mosquito da dengue.
Gele a cama
Nos verões tradicionais, a brisa noturna ajudava a acalentar o sono. Mas, desta vez, mesmo esse ventinho tem rareado. Para deixar a cama mais confortável, prefira lençóis e fronhas com 100% algodão. Cobrir-se com toalha molhada ou fazer compressas com gelo artificial pode provocar resfriados. Melhor é congelar por duas horas uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão e colocá-la entre os lençóis. O arroz retém o frio por bastante tempo e não molha o colchão.