Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Invista nas cristaleiras para regastar o passado com estilo

Modelos modernos e projetos retrô ajudam a aproveitar o móvel para criar ambientes elegantes

28 mar 2014 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários

A cristaleira pode até ter aquela fama de “móvel da vó” – e, em muitos casos, é exatamente isso –, mas a peça pode ser adaptada a decorações dos mais diversos estilos. É possível tanto usar peças antigas para criar um clima retrô quanto usar modelos modernos para resgatar o móvel em projetos contemporâneos.

Inicialmente, a peça funcionava como um apoio para a mesa de jantar, já que guardava taças e louças mais finas, afirma a arquiteta Adriana Morávia. Atualmente, com apartamentos cada vez menores, ela pode ir para a sala de estar, para a cozinha e até para o corredor. “Deve-se ficar atento à dimensão do espaço e se o móvel não vai interferir na circulação”, defende a arquiteta.

Quem não se identificar com modelos rococó herdados de parentes, é possível fazer uma personalização mas não é indicado mexer na estrutura da peça ou alterar as linhas do design. “Essa repaginada pode ser dada revestindo o móvel com laca de tom vibrante ou mesmo pintando-o da forma tradicional. Mas se o móvel for grande e a sala pequena, não é bom usar uma cor vibrante. Para esses casos, prefira um tom mais sóbrio. Isso porque a tendência é que o móvel ganhe um destaque exagerado e não muito apropriado para um espaço com dimensões restritas”, acredita Adriana.

E quem não gosta de coisa antiga pode simplesmente comprar um dos modelos modernos que estão dando uma nova cara às cristaleiras. A única coisa é que a peça provavelmente será feita de MDF, e não com a madeira maciça de antigamente. A vantagem é que isso pode baratear o preço, além de deixá-la mais leve. A desvantagem é que a durabilidade do material é menor. Para que o móvel não seja descaracterizado, é preciso manter os vidros que lembram o aspecto de vitrine.

Por fim, se o morador gostar do design e do conceito da cristaleira mas não for proprietário de um grande arsenal de louças e cristais, esse tipo de móvel é ideal para abrigar coleções, enfeites, esculturas ou até fotos. “Como tem vidros, a única preocupação é em manter os objetos expostos sempre organizados”, afirma Adriana.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Seu Terra