DIY: como fazer um mini jardim zen e inspirações
Crie momento de introspecção e relaxamento na mesa de sua casa
Os jardins zen são áreas especiais originalmente criadas no Japão para ajudar os monges zen-budistas com meditações diárias. Os monges varriam a areia todos os dias para manter seu padrão distinto e desencorajar o crescimento da vegetação.
Eles também passavam um tempo em um local específico do jardim para observar, refletir e meditar. Embora não tenhamos tempo e espaço para criar e manter um jardim zen tradicional, ainda podemos nos engajar nessa prática e colher os benefícios com nossos próprios mini jardins.
Muitas pessoas gostam de manter jardins zen em suas mesas de trabalho para fazer uma pausa durante o dia, enquanto outros gostam de exibi-los em áreas de estar para dar aos hóspedes uma atividade tranquila para fazer.
Raspar padrões na areia e reorganizar as rochas ajuda a aumentar a atenção plena, tornando os mini jardins zen uma ótima atividade para relaxar em momentos de estresse e dúvida, ou mesmo períodos de sucesso.
Participar dessas atividades é uma ótima maneira de limpar nossas mentes e refletir sobre nossos pensamentos.
Para ajudá-lo a começar, reunimos todas as informações necessárias para criar seu próprio mini jardim zen. Montar um jardim simples demanda apenas alguns materiais e uma pequena parte do seu tempo. Nosso guia inclui uma lista detalhada de materiais, etapas detalhadas e algumas ideias de estilo para que você possa se inspirar.
Antes de mergulharmos nos materiais necessários, vamos dar uma olhada no simbolismo dos elementos tradicionais para entender melhor sua importância.
Significado dos elementos dos jardins zen
Os jardins zen de areia são chamados de jardins "karesansui" ou jardins de "paisagem seca". Isso ocorre porque os jardins zen tradicionais não incluem plantas ou recursos de água para oferecer uma atmosfera propensa a abstração e promover sentimentos de tranquilidade e calma.
Como tal, a colocação das pedras e areia nos jardins zen tem muito significado e intenção. As pedras representam coisas como ilhas, montanhas e árvores, enquanto os padrões de areia representam água corrente.
Embora esta seja a abordagem tradicional, você não precisa ficar apenas com esses elementos. Os jardins contemporâneos apresentam elementos modernos como areia colorida, mini árvores e até acessórios decorativos.
Sinta-se à vontade para adicionar alguns detalhes divertidos para tornar este projeto seu, mas lembre-se de que você está criando um espaço relaxante e consciente e tudo o que adicionar deve complementar essas emoções.
Em outras palavras, areia de cor neon e luzes LED brilhantes podem não ser as melhores coisas a serem adicionadas se você quiser manter a tranquilidade.
Materiais
- Mini ancinho - Algumas lojas de artesanato vendem mini ancinhos feitos especificamente para mini jardins zen. Alternativas incluem mini rastelos, espetos, palitos de dente e garfos, dependendo da aparência que você está tentando alcançar.
- Recipiente - Seu recipiente de jardim mini zen realmente depende do seu gosto pessoal. Um recipiente de vidro é ótimo para uma abordagem elegante, enquanto uma caixa de madeira segue um caminho mais natural. Usamos um pequeno recipiente redondo.
- Areia - Areia de grão fino mostra melhor os padrões, mas você também pode adicionar um toque divertido com areia colorida. Pegue areia em lojas de artesanato.
- Plantas - As plantas aéreas são uma escolha popular de plantas para jardins zen, pois não precisam de solo para crescer. Outras plantas populares incluem suculentas e musgos. Escolha variedades compactas e que não cresçam muito. Verifique as diretrizes de cuidados de sua planta específica para garantir que ela possa prosperar em um ambiente de jardim zen.
- Óleos essenciais (opcional) - Adicione seus óleos essenciais favoritos para aumentar os benefícios relaxantes do seu mini jardim zen. Você pode adicionar algumas gotas diretamente na areia.
- Pedras - Use pedras ao ar livre se quiser dar ao seu jardim zen uma aparência autêntica e natural. Apenas lembre-se de limpá-las antes de colocá-las em seu jardim. Você também pode comprar pedras polidas ou cascalho em lojas de artesanato. Cristais e são alternativas populares às pedras tradicionais por causa de suas propriedades de aumento de energia e cura.
Mini Jardim Zen: passo a passo
Passo 1: Encha seu recipiente com areia e óleos essenciais
Despeje a areia em seu recipiente e agite-a de um lado para o outro para uniformizá-la. Adicione algumas gotas de seus óleos essenciais favoritos se quiser um mini jardim zen aromático.
Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de jojoba neste momento para dar à sua areia uma aparência molhada e fazer com que seus padrões de areia se destaquem.
Passo 2: Coloque pedras e bugigangas em seu jardim
As pedras são um dos aspectos mais importantes de um jardim zen. Você pode colocar um grupo delas em um canto do jardim ou colocá-las distantes. Reserve um tempo para pensar sobre o que você gostaria que as pedras representassem e como sua colocação afetará seus padrões de areia.
Os acessórios decorativas são ótimas para personalização, especialmente se você estiver dando de presente, mas não exagere e ofusque seu jardim com peças imponentes.
Passo 3: Adicione plantas para um toque de verde
As plantas não fazem parte dos jardins zen tradicionais, mas são uma ótima maneira de trazer outros elementos da natureza.
Se você planeja ter plantas vivas (além das aéreas) em seu jardim, coloque uma divisória ao redor da área em que você as colocará antes de derramar a areia.
Você pode esperar até o final para adicionar suas plantas aéreas. Depois de dividir o espaço, adicione algumas pedras ao longo da parte inferior da área da planta antes de adicionar o solo para ajudar a drenar a água ao regar.
Alternativamente, você pode manter sua planta e seu solo em um copo de papel. Para colocar o copo em seu jardim, primeiro despeje areia suficiente para prender o copo. Em seguida, adicione mais areia por cima para cobrir.
É especialmente importante em um mini jardim zen não regar demais sua planta. Como seu recipiente não terá orifícios de drenagem - as aberturas normalmente encontradas em vasos de plantas para ajudar a impedir que as raízes fiquem na água - seu solo não pode drenar também e sua planta é suscetível a afogar se for regada em excesso.
Se você regar demais, substitua o solo e fique de olho na planta enquanto ela se adapta a mudança.
Passo 4: Crie seu padrão de areia com um mini ancinho ou espeto
Como este é um mini jardim zen, você pode varrer os padrões quantas vezes quiser. Trata-se de uma ótima prática de atenção plena e pode aliviar a mente quando você precisa desestressar ou processar seus pensamentos.
Agora você tem um mini jardim zen que pode chamar de seu! Coloque-o em seu quarto para começar e terminar seu dia com a cabeça limpa ou mantenha-o em sua sala de estar para dar a todos a chance de praticar a atenção plena.
Inspirações
Você pode até criar alguns para presentear família e amigos. Dê uma olhada em algumas de nossas ideias abaixo para ver como personalizar mini jardins zen!
*Via Pro Flowers