Elegante e despojado: apê tem varanda integrada com brises verticais
A arquiteta carioca Juliana Zappa apostou nos materiais naturais, como linho, algodão, couro e palhinha
O casal de moradores, sua filha pequena e a cadelinha Malu encontraram este imóvel de 110m² e chamaram a arquiteta carioca Juliana Zappa, que é amiga de infância da cliente e há 11 anos mora em Salvador, para fazer um projeto à distância.
"No geral, eles queriam um lar elegante e despojado ao mesmo tempo, mas precisava ser, acima de tudo, bem confortável, não só para o dia a dia da família como também para receberem amigos e parentes. Outro pedido foi evitar quebra-quebra e investir em marcenarias e móveis atemporais e de boa qualidade", conta Zappa.
Como os clientes não queriam encarar uma obra, a arquiteta fechou a varanda com cortinas de vidro para integrá-la à sala e fechou também a porta de entrada pela cozinha, liberando esta parede para receber os novos armários. O piso original do apartamento, em porcelanato off white no padrão mármore, foi mantido na área social, enquanto os quartos e a varanda da sala ganharam réguas vinílicas madeiradas para deixar os espaços mais acolhedores.
Já os banheiros foram mantidos, recebendo apenas acabamento em microcimento sobre as cerâmicas originais do piso e das paredes, enquanto a reforma do quarto da filha acontecerá em uma segunda etapa
O projeto levou em consideração o próprio ofício do cliente, que trabalha com pedras preciosas. Como ele recebe clientes em casa com frequência, era necessário criar uma atmosfera elegante, mas sem abrir mão do conforto e do lifestyle carioca - que é mais despojado e visualmente leve na essência.
"Inicialmente, o Thiago mostrou como referência um projeto do nosso escritório que era bem neutro e claro, e sinalizou que não queria cores. Depois, buscamos inspiração na icônica pedra preciosa verde Tiffany, para pintar a estante da sala, só que num tom mais clarinho, e a partir daí definimos os demais acabamentos", informa a arquiteta.
Na decoração, que segue o estilo "casual-chic", praticamente é tudo novo e as escolhas dos móveis (na Domi Interiores, em Salvador) foram norteadas, principalmente, pelo quesito "conforto". Para aumentar a sensação de bem-estar, a arquiteta investiu em revestimentos e acabamentos naturais, como linho, algodão, couro e palhinha, com destaque para as charmosas cadeiras de jantar Thonart, na versão ebanizada.
Apenas foram trazidas do endereço anterior peças pontuais, como o trio de mesas de apoio em cortiça ao lado sofá da varanda e alguns objetos decorativos da estante. Já a marcenaria foi desenhada pelo escritório e executada pela MN Armários, também de Salvador.
A arquiteta conta ainda que "envelopou" a sala de jantar com painéis de freijó lisos nas laterais e ripados no teto para delimitar visualmente o espaço, deixá-lo mais acolhedor e mimetizar as portas de entrada do apartamento e de acesso à cozinha. Ela também lançou mão de brises verticais na lateral do sofá da sala de estar para demarcar o espaço da antiga varanda, sem obstruir a vista.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!