Faça Você Mesmo: como pintar azulejos
Um guia para atualizar seu banheiro com um orçamento baixo
Substituir os azulejos do banheiro pode ser um processo demorado e caro. Materiais, mão de obra e prazos de entrega podem impedir sua reforma, portanto, optar por um trabalho DIY pode ser sua resposta. Esta também é uma ótima forma de explorar ideias de cores, uma grande tendência nos interiores atualmente.
Se você não tem certeza de como pintar azulejos, vamos te guiar por cada passo para garantir que você tenha todo o conhecimento para assumir o projeto sozinho.
Pintar azulejos em um banheiro é uma boa ideia?
Se os azulejos existentes estiverem em boas condições, mas não te agradarem em termos de cor, você pode dar a eles um novo visual com uma camada de tinta ou de padrão. Esta é uma solução simples e econômica.
Como pintar azulejos
Como em qualquer projeto faça você mesmo, o primeiro passo está na preparação. Certifique-se de ter pesquisado a cor de tinta certa, ter todas as ferramentas e aparelhos necessários e reservar um bom tempo para fazer o trabalho, para não se sentir apressado.
Busque por ideias de pintura, examine tendências e tenha em mente o que deseja alcançar. Depois de tudo isso, você está pronto para começar!
Que tipo de tinta usar?
Como os ladrilhos não são porosos, você precisará usar uma tinta que adere bem a uma superfície lisa, portanto, as tintas especializadas para ladrilhos são a melhor opção para um acabamento resistente.
Porém, se você se certificar de aplicar primeiro um bom primer de cerâmica ou porcelanato, poderá usar qualquer tipo de tinta por cima, pois o primer deve atuar como uma ótima camada de base. Você ainda pode aplicar verniz por cima da tinta escolhida, especialmente se usar tinta de giz, que demora um pouco mais para secar.
O que você precisará
- Jornal para proteger as superfícies nas quais você não deseja pintar
- Um pincel ou rolo de boa qualidade
- Fita crepe
- A tinta de azulejo escolhida
- Caneta para rejunte (opcional)
Instruções
1. Proteja as superfícies
Não importa o quão firme a sua mão seja, respingos de tinta acontecem, então use jornais, sacos plásticos - qualquer coisa que você possa colocar para proteger pisos, bacias e janelas.
2. Limpe bem seus azulejos
Comece limpando bem os azulejos, esfregando qualquer mofo ou calcário e preenchendo as lacunas onde o rejunte se soltou. Depois de secos, limpe novamente as peças com um pano que não solte fiapos.
3. Proteja as bordas
Onde os azulejos encostam na banheira, na pia ou no chuveiro, ou onde eles encontram a parede, use fita crepe para criar uma linha nítida. Isso significa que você não precisa ser tão limpo quando se trata de pintar suas bordas, pois você pode simplesmente pintar sobre a fita, removendo-a assim que estiver seca para revelar uma borda limpa.
4. Comece a pintar
Em seguida, pegue a tinta de azulejo escolhida e aplique-a na superfície usando um pincel ou rolo de boa qualidade. Cubra os azulejos e o rejunte juntos e deixe secar. Se você estiver pintando sobre azulejos padronizados, pode precisar de uma segunda camada, então aplique conforme necessário.
5. Toque final
Uma vez que seus azulejos tenham sido pintados, você pode sentir que deseja adicionar definição, para isso existe a opção de passar uma caneta de rejunte branca. Ou você pode escolher algo mais dramático, como um cinza escuro ou preto. Embora isso possa ser demorado e você precisará de uma mão firme, o processo adicionará um ótimo toque final.
Ou se você estiver se sentindo realmente aventureiro, você pode usar um estêncil para criar um padrão geométrico para adicionar o fator dramático ao seu espaço e realmente se divertir.
*Via Ideal Home