Faxina em casa: 5 dicas práticas do que evitar na hora da limpeza
Confira agora dicas especiais sobre o que não fazer na hora de arrumar a casa
Final de semana é o dia oficial da faxina em casa! Afinal, o tempo livre é bom não só para cuidar de si mesmo, mas também do lugar que vivemos. Ainda que essa seja uma tarefa feita para extravasar o estresse, é comum cometer pequenos erros.
Para te ajudar, separamos dicas especiais da Mônica Loureiro, dona do perfil Marias Vem Comigo nas redes sociais, para você deixar os velhos hábitos de lado e saber quais são os maiores erros quanto o assunto é limpar a residência. Confira:
Mesmo produto de limpeza em pisos diferentes
Você tem o hábito de usar um único produto para lavar todos os cômodos da casa? Pois é! Isso só pode acontecer se toda a residência tiver o mesmo piso. Caso os ambientes possuam materiais diferentes no chão, o ideal é usar químicos específicos para cada um deles. Também é necessário se atentar a indicação para áreas internas e externas, que precisam de uma higienização diferenciada.
Usar uma esponja para diversos ambientes
Não dá para negar que a esponja é um utensílio versátil para a faxina em casa. Até porque, com ela é possível lavar as louças, limpar superfícies e outras atividades.
Por isso, vale reforçar que é importante ter uma esponja específica para a limpeza de cada ambiente, viu? Essa é uma maneira de evitar que bactérias e vírus sejam transportados de um cômodo para o outro.
Lembre-se também de avaliar o tempo de uso das esponjas: o ideal é descartar após 7 dias de uso, devido ao acúmulo de bactérias em sua superfície.
Uma vassoura em vários cômodos
A mesma regra aplicada para os produtos químicos e para as esponjas vale para as vassouras. Isso porque, alguns pisos exigem cerdas diferentes e que fazem toda a diferença no resultado final da sua faxina.
A vassoura com cerdas mais rígidas é indicada para limpeza externa, como pisos rústicos, acimentados e de pedra; a com cerdas macias e flexíveis é indicada para uma limpeza delicada, evitando riscos nas superfícies; já as cerdas multiúso são indicadas para todos os tipos de faxina.
Torcer panos
Tarefa comum na hora de faxinar a casa, torcer os panos parece ser algo bem inocente, afinal, essa é uma maneira de retirar o excesso de água, certo? Pois é! A grande questão é que, ao torcer os panos com força, as fibras do tecido podem ser prejudicadas, fazendo assim com que ele não seque tão bem nas próximas vezes.
Por isso, o ideal é remover a água apertando o pano para tirar o excesso e estendê-lo para uma secagem natural.
Manter as roupas no varal após a secagem
Com a correria do dia a dia, é comum esquecer as roupas no varal mesmo após a secagem. O problema é que esse hábito prejudica a cor, maciez e durabilidade dos tecidos. Isso acontece porque o excesso de exposição solar deixa as peças de roupa exageradamente secas e difícil de serem passadas. Além disso, o uso de pregadores também pode manchar as peças. Então, já sabe, né? Não se esqueça de recolher as roupas da corda assim que estiverem secas.
Fonte: Mônica Loureiro, influenciadora parceira da marca Bettanin, expert em limpeza da casa e criadora do perfil Marias Vem Comigo.