Marcas do tempo e histórias marcam o décor deste loft
Para a CASACOR SP 2023, escritório SUITE Arquitetos partiu do princípio das moradias mais vernáculas brasileiras, construídas em taipa
Para a CASACOR São Paulo 2023, o escritório SUITE Arquitetos, dos sócios Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, assinam o projeto Casa Kraftizen Cosentino: o ambiente de 200 m² partiu do princípio das moradias mais vernáculas brasileiras, construídas de taipa, que trazem as marcas da permanência em suas paredes. Ressaltadas pelos revestimentos que compõem o espaço, essas histórias têm como ponto de partida o volume central do ambiente, que traz a taipa em terra, com nuances de pinturas nos tons da terra.
A partir do volume central, as várias camadas, que refletem as memórias da casa, aparecem nas composições com mármore travertino e na pintura artística, criada pelo Atelier Adriana e Carlota, retratando a morada que guardou as memórias de diferentes habitantes em momentos que já se foram.
Logo na entrada do ambiente, chama a atenção a obra do mexicano Héctor Zamora, que vive e trabalha no Brasil há quase uma década. Na série "3 - Potencialidades A" (2022), Zamora utiliza tijolos cerâmicos que desconstrói para compor combinações.
O projeto é guiado por uma paleta de cores que privilegia os tons claros e orgânicos que estão presentes também nos mobiliários que foram desenvolvidos pelos arquitetos, exclusivamente, para essa edição da CASACOR São Paulo.
O sofá, pensado para "abraçar" o espaço, tem formas curvas e fluídas e uma textura que acolhe, a partir das pregas e dobras que conferem um aspecto de memória de uso à peça. As mesas de centro trazem uma releitura de tramas criadas com insumos descartados de palhas de seda naturais, que foram repensadas, reconstruídas, reutilizadas e trançadas pela equipe da SUITE Design com materiais da designer têxtil Nani Chinellato.
Já a mesa lateral, produzida com o Dekton®️ Kraftizen Umber e Albarium, da Cosentino, consolida a proposta do espaço de reverenciar e resgatar as lembranças, a partir do fazer artesanal. O projeto também ganhou um paisagismo singular, criado pela equipe da Cenario Paisagismo. Um jardim, que acompanha o volume central em taipa, traz um conjunto de flores nas tonalidades que variam entre os mais terrosos, arroxeados e vinho.