Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Mesmo no frio, abrir janelas é melhor para 'saúde' da casa

A queda de temperatura favorece problemas respiratórios, mas, ao contrário do que se pensa, deixar a casa fechada é pior

5 mai 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários
Uma das reações mais imediatas com a chegada do frio é fechar as janelas. Mantê-las abertas, no entanto, ajuda a combater os problemas de saúde associados à queda da temperatura e dos índices de umidade
Uma das reações mais imediatas com a chegada do frio é fechar as janelas. Mantê-las abertas, no entanto, ajuda a combater os problemas de saúde associados à queda da temperatura e dos índices de umidade
Foto: Degtiarova Viktoriia / Shutterstock

Com a chegada do frio, fechar as janelas é uma das primeiras coisas que fazemos para evitar problemas de saúde. Mas é preciso usar esse “remédio” em doses muito pequenas. Na verdade, o melhor é arejar os ambientes quando a casa estiver vazia, recomenda o alergista , Marcelo Aun, do Hospital Samaritano, de São Paulo.

“Um erro comum que as pessoas cometem é manter a casa fechada quando se deve, ao contrário, mantê-la aberta”, reforça a personal organizer Ana Afonso. E não se trata apenas das janelas, mas também de armários: “No escuro, as roupas fechadas desenvolvem mofo, por isso é importante deixá-las respirar pelo menos uns 15 minutos por dia”, recomenda ela.

O mais comum, no outono e no inverno, são os problemas respiratórios. “Tosse, expectoração, congestão e secreção nasal, espirros são mais frequentes, principalmente quando ocorre mudança mais abrupta da temperatura”, afirma Aun.

Outra fonte de risco é a queda da umidade do ar, associada aos dias frios e sem chuva. “Se o ar estiver muito seco, tanto umidificadores de ar como a boa e velha bacia com água podem ajudar”, recomenda Aun. No entanto, ele faz um alerta: “Esses procedimentos só devem ser feitos se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 50%, pois o excesso de umidade também acarreta problemas, como acúmulo de fungos –o popular mofo – e ácaros”.

Deixe os armários abertos por ao menos 15 minutos por dia, para evitar mofo
Deixe os armários abertos por ao menos 15 minutos por dia, para evitar mofo
Foto: bikeriderlondon / Shutterstock

As doenças respiratórias podem se agravar com o excesso de pó. “Em vez de vassoura, que acaba levantando a poeira e a levando para outros lugares, o melhor é usar um pano ligeiramente úmido”, aconselha Ana, que também lembra: “Não se esqueça de desencostar os móveis das paredes, pois ali também se acumula muito pó”. Proteger travesseiros e colchões com capas e colchas também ajuda a diminuir o contato direto com a poeira na hora de dormir.

O alergista finaliza com uma dica que tem menos a ver com a casa, mas que é igualmente eficiente para driblar os problemas de saúde: “Manter a hidratação oral, bebendo líquidos, também ajuda a proteger o ressecamento das vias respiratórias.”

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Seu Terra