Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre o arquiteto Lelé, que construiu Brasília com Niemeyer

Um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, João da Gama Filgueiras Lima morreu em Salvador (BA)

21 mai 2014 - 17h51
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jo&atilde;o da Gama Filgueiras Lima morreu em Salvador (BA)</p>
João da Gama Filgueiras Lima morreu em Salvador (BA)
Foto: Wikipédia

Responsável por grandes obras espalhadas em várias cidades do País, pela implantação da Universidade de Brasília (UnB), além da Rede Sarah de hospitais, o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, morreu nesta quarta-feira (21), em Salvador, na Bahia, aos 82 anos, vítima de um câncer.

Um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, Lelé participou da construção de Brasília ao lado de Oscar Niemeyer. Na capital do País, assinou projetos como o do Instituto Central de Ciências, conhecido como Minhocão, na UnB, e do Quartel-General do Exército.

Em meio à construção de Brasília, Lelé inovou no uso de estruturas pré-moldadas. Ele se destaca em função de projetos desenvolvidos para hospitais, escolas, equipamentos urbanos e móveis hospitalares. É dele o projeto do Palácio Tomé de Sousa, sede prefeitura de Salvador, construída na década de 1980.

O corpo do arquiteto será velado em Salvador e depois irá para Brasília, onde será enterrado no Cemitério Campo da Esperança.

O arquiteto teve três filhas, Luciana, Adriana e Sônia. Luciana, que nasceu com paralisia cerebral, motivou Lelé a desenvolver trabalhos ligados à reabilitação dos movimentos, especialmente na Rede Sarah. Adriana é arquiteta e Sônia, jornalista.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade