Móvel que pode ser usado como sofá, cama ou chaise setoriza apê de 64 m²
Espaços e mobiliário multifuncionais é o cerne deste projeto assinado pelo escritório VAGA
A reforma deste apartamento de 64 m² em um edifício recém-construído no bairro de Pinheiros (SP) tinha como conceito principal oferecer flexibilidade e simplicidade. Para isso, o escritório VAGA utilizou poucos materiais para criar um ambiente sintético e harmônico.
Como solicitação inicial, um dos quartos foi reordenado a partir da remoção de uma de suas paredes, ampliando o espaço interno e criando uma forma reversível, que permite que o morador receba visitas no mesmo espaço.
Uma porta camarão permite que se isole ou integre a área- quando aberto, o painel se esconde no volume de madeira que demarca a suíte principal.
Outro diferencial é a adaptabilidade dos ambientes de acordo com os diferentes usos cotidianos, que permite que o apartamento pequeno se transforme em um espaço com diversas possibilidades de ocupação, um conceito presente tanto na arquitetura quanto no desenho do mobiliário.
O sofá-cama (Sofá Eusébio), por exemplo, foi desenvolvido exclusivamente para esse projeto para desempenhar diversas funções de acordo com o uso do morador: o móvel pode ser posicionado em pontos diferentes do apartamento, como um grande sofá, mas também como uma cama de casal, em uma composição entre a cama de solteiro e o sofá simples, ou até mesmo como uma chaise.
Para destacar pontos focais do apartamento, os arquitetos utilizaram folhas de jequitibá em alguns detalhes da marcenaria, enquanto as portas ripadas de laca branca permitem a ventilação interna dos armários. O restante dos acabamentos foi feito em tons neutros de branco e cinza.
Veja mais fotos!