Mude sua casa com iluminação sem gastar muito dinheiro
Usar a iluminação como recurso para decorar a casa pode ser uma forma econômica de mudar os ambientes
Quem está reformando ou tentando decorar a casa sabe que nem sempre sobra dinheiro para comprar tudo o que se tem vontade. No entanto, existem detalhes que, mesmo sendo economicamente viáveis, fazem toda a diferença.
A iluminação é um bom exemplo disso: luminárias, lampadinhas, abajures ou lustres espalhados pela casa podem mudar completamente o ambiente e deixar tudo com uma cara mais aconchegante.
A blogueira Isa Maiolino preparou especialmente para o Terra dois tutoriais com ideias simples, fáceis e baratas de iluminação, que você vê nas galerias desta matéria.
Uma é inspirada na Copa do Mundo, com copinhos verde e amarelo. A outra é uma opção mais neutra e com toque romântico.
Iluminando o lar
Mari Mari, autora do blog Brincando de Casinha, também contribui com dicas gerais para quem pretende dar um toque especial na casa por meio da iluminação. Confira a seguir.
Luz natural
Segundo Mari, a melhor iluminação que existe é a natural. “Ao decorar um ambiente, valorize isso. Quanto mais claro o espaço, mais confortável ele é”, afirma.
Ela também recomenda evitar as cortinas muito pesadas, pois elas podem atrapalhar a entrada de luz. “Se precisar cobrir uma janela por motivo de privacidade, escolha um tecido leve e com transparência, como a gaze de linho”, complementa.
Luz indireta
Para os ambientes da casa em que o objetivo principal é o relaxamento, a luz indireta é uma boa opção. “Em vez de acender a luz central do ambiente, coloque abajures e luminárias. Principalmente nos momentos de descanso, quando você chega do trabalho, quando vai assistir a um filme ou relaxar no sofá”, afirma, recomendando lâmpadas de 40W.
Ela acrescenta que abajures podem ser encontrados por preços amigáveis em home centers e até supermercados. “A cor da luz, nesse caso, deve ser sempre amarela, e não branca”, explica.
Luminárias de chão, também chamadas de “colunas”, são alternativas para conseguir uma luz indireta com charme e sem gastar muito.
Cor da lâmpada
A escolha da cor da luz também é muito importante para dar o clima ideal para cada ambiente. As brancas, mais frias, servem para locais de trabalho e atividades de precisão, como cozinha, área de serviço e banheiro, segundo Mari.
Já as amarelas, são indicadas para sala de TV, quarto e sala de jantar. “Estão mais associadas ao descanso”, completa, acrescentando que as fluorescentes econômicas também têm suas versões na cor amarela. “Não chegam a ser idênticas às incandescentes, mas já fazem um efeito 70% similar”, informa.
LEDs
“
São lâmpadas que funcionam a partir de um princípio eletrônico. Elas custam bem mais caro, por volta de R$ 50, mas duram 30 anos e economizam muita energia”, recomenda Mari, acrescentando que esta é uma boa opção de investimento a longo prazo.
Cores pesadas
As cores e objetos escolhidos para decorar a casa também podem impactar a iluminação da casa. Segundo Mari, objetos ou paredes muito escuras devem ser bem planejados para não atrapalhar neste quesito. “Um exemplo: você quer ter uma parede azul marinho ou vermelha escura na sala. Antes de pintar, pense que cores escuras ‘fecham’ o ambiente. Esses tons só funcionam se o local for muito iluminado – janelão, sol, luz! É por isso que uma cor pode ficar ótima na casa de uma pessoa e horrível na casa de outra”, afirma.