Mural azul e bancada cimentícia na cozinha são destaques neste apê
O arquiteto Rodolfo Consoli criou uma cozinha integrada e um quarto de hóspedes que funciona como home office no apartamento de 140m²
A família moradora deste apartamento de 140m², composta pelo casal de moradores e seus dois cachorros de estimação, chamou o amigo e arquiteto Rodolfo Consoli para criar o lar ideal.
Os novos proprietários pediram ao arquiteto uma reforma total da suíte deles e um quarto de hóspedes para acomodar confortavelmente as famílias de ambos (que moram fora da cidade), mas que também pudesse ser usado como escritório.
Este cômodo multifuncional deveria ter ainda uma parede interessante ao fundo da bancada de trabalho, já que um dos moradores é psiquiatra e queria ter a opção de fazer consultas on-line a partir de casa.
"Usamos o mural Atol, assinado pelo Atelier de Pinturas Adriana e Carlota para a Branco, em vários tons de azul com bege suave, que é uma releitura das transparências e reflexos das profundezas do mar", informa Consoli.
Com a reforma, todos os cômodos do apartamento foram renovados, sendo que a única alteração da planta foi a integração da cozinha com a sala, hoje separada apenas por um balcão de apoio no mesmo acabamento cimentado das paredes, para as refeições rápidas do dia a dia.
No geral, o projeto buscou uma atmosfera sóbria através de uma base neutra composta por cinza, branco e madeira, e acrescentou tons fortes de azul e verde em pontos estratégicos do apartamento (como paredes, quadros e estofamentos) para imprimir mais personalidade no décor.
Na decoração, que segue um estilo contemporâneo e urbano, praticamente é tudo novo, com exceção de alguns móveis que foram aproveitadas do apartamento anterior, como o sofá, que foi reestofado e encaixou direitinho na sala atual.
Entre as peças novas de design assinado, o arquiteto ressalta as banquetas altas Doty e as cadeiras de jantar Anna (ambas de Jader Almeida) e a poltrona Baixa (de Guilherme Wentz), onde os clientes costumam ver tv na companhia de seus pets.
Para aproveitar ao máximo o espaço da cozinha e torna-la mais funcional, o arquiteto projetou na marcenaria uma torre que concentra quatro eletrodomésticos em aço inox: máquina de lavar roupas, geladeira duplex, forno e micro-ondas.
Os armários inferiores são brancos, os superiores de melamina no padrão madeira, a bancada em quartzo cinza, o backsplash em cerâmica hexagonal verde pistache (que remete à infância de um dos moradores) e o piso em porcelanato cinza tipo cimento queimado.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!