O que é mito sobre a higienização e impermeabilização do sofá?
Saiba o que é mito e o que é verdade sobre os cuidados com o sofá de acordo com um especialista em higienização têxtil
O sofá é o astro de qualquer sala de estar, o local onde os moradores muitas vezes se sentam para conversar ou assistir TV juntos. Mas sabia que ele pode armazenar sujeiras invisíveis e nocivas para a saúde de sua família?
E é aí que entra a higienização e impermeabilização (técnica que impede que fluidos passem para dentro do tecido). Porém, todo cuidado é pouco nesse sentido, já que muitas informações sobre esses processos circulam por aí. Então é preciso entender quais são realmente verdadeiras e quais são apenas mitos.
E nada melhor do que tirar essas dúvidas com alguém que é especialista no assunto. Por isso, veja a seguir alguns mitos e verdades com Gabriel Marchiorato, técnico e especialista em higienização têxtil do Carro e Sofá Limpo:
Mitos
- Apenas estofados novos podem ser impermeabilizados: Não é porque o sofá já está mais velhinho que ele não pode ser impermeabilizado. O ideal, neste caso, é que ele passe por uma higienização completa antes de ser realizado o procedimento. Isso vai garantir que a impermeabilização seja realmente eficiente. Lembrando que, quanto antes for impermeabilizado, melhor o resultado.
- Os produtos usados na limpeza e impermeabilização podem causar alergia: Essa é uma preocupação muito comum das pessoas, que acham que os produtos vão ter cheiro forte e, por isso, podem desencadear uma alergia, mas isso não é necessariamente verdade. Vários produtos são antialérgicos e biodegradáveis, então a chave é buscar uma empresa que use eles.
- Após a impermeabilização, o sofá fica com aspecto plastificado: O tratamento para impermeabilizar cria uma fina camada, que garante uma proteção extra às fibras do tecido sem qualquer alteração na tonalidade ou maciez do estofado. A camada é imperceptível ao toque ou visualmente e tem como função evitar manchas e sujeiras.
Verdades
- Higienização do sofá ajuda no combate de doenças respiratórias: Uma boa higienização vai retirar a sujeira do estofado e eliminar fungos, bactérias e ácaros que causam doenças respiratórias.
- Impermeabilização facilita a limpeza e aumenta a durabilidade do sofá: Após a impermeabilização, a sujeira fica apenas na superfície. Isso facilita a limpeza no dia a dia e evita manchas e acúmulo de resíduos. Ou seja, nada de passar horas tentando tirar aquelas sujeiras teimosas do estofado. Além disso, o tratamento também impede a retenção de líquidos e diminui odores desagradáveis, o que contribui para a manutenção e traz uma maior vida útil do sofá.