Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que o lírio-da-paz atrai? Qual o significado da planta?

Espécie é conhecida para 'limpar' energia de pessoas e lugares

14 out 2024 - 21h41
(atualizado às 21h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecida por sua característica flor branca, o lírio-da-paz é uma planta muito comum em lares no Brasil por necessitar de cuidados simples e é associada, como seu nome já indica, à paz, harmonia e purificação. A planta até já chegou a ser listada pela Nasa como uma das plantas que mais limpam o ar de impurezas e que auxiliam no bem-estar.

Lírio-da-paz
Lírio-da-paz
Foto: HOerwin56/Pixabay

Popularmente, o lírio-da-paz é visto como um purificador de ambientes, limpando as energias negativas vindas de pessoas ou espíritos. Diz-se que, quando as flores do lírio-da-paz murcham, é porque a planta absorveu muita energia negativa e cumpriu seu papel de proteger o local em que está plantada.

Devido aos seus vários significados simbólicos, o lírio-da-paz é também comumente dado como presente de boas-vindas ou de condolências. Sua fama de "limpar" a energia do local em que está plantada também faz com que a espécie seja muito usada para atrair sorte.

Curiosamente, o lírio-da-paz não é um lírio. Com origens na Ásia e na América Central, a planta faz parte da família Araceae, cujas flores têm apenas uma pétala que envolve uma inflorescência em formato de espiga. Habituado a climas tropicais, o lírio-da-paz é bem adaptado ao Brasil e pode prosperar com os cuidados corretos.

É preciso dizer que, caso ingerido, o lírio-da-paz pode ser tóxico a humanos e animais e requer atenção redobrada para quem não quer prejudicar os pets. Sintomas como dificuldade de engolir ou respirar, irritação nos olhos e coceira podem indicar a ingestão da planta pelo animal, que deve ser levado com urgência para um veterinário.

Como cuidar do lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta relativamente fácil de se cuidar. O melhor local para deixá-la é em ambientes de luz solar indireta, já que um sol muito forte pode levar à queima das folhas e pétalas.

Assim como a luz solar, a rega do lírio-da-paz não deve ser constante. O mais aconselhável é usar pouca água até deixar o solo plantado levemente úmido. A rega abundante e desnecessária pode apodrecer as raízes, levando à morte da planta.

O lírio-da-paz prospera melhor em ambientes úmidos, por isso é aconselhável pulverizar as folhas com água regularmente.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade